Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais do jaborandi

Por Redação Doutíssima 26/12/2014

A sabedoria popular ensina que o jaborandi possui propriedades muito benéficas para a saúde dos cabelos. Entretanto, além de ser uma ótima aliada para o tratamento dos fios, essa planta possui diversas propriedades medicinais. É anti-inflamatória, antirreumática, diaforética, depressora cardíaca, estimulante do crescimento dos fios capilares, emoliente, expectorante, febrífuga, hipoglicêmica e laxativa.

jaborandi

Jaborandi é uma planta que ajuda a preservar a saúde dos cabelos. Foto: iStock, Getty Images

Originária da Amazônia, essa planta tem o nome científico de Pilocarpus jaborandi. Ela já era explorada pelos índios há séculos, em função de suas propriedades medicinais, como antídoto para diferentes tipos de venenos e no tratamento de úlceras de boca. Depois de muitos anos e por ser tão popular, muitos estudos foram feitos com o jaborandi, que hoje é bastante consumido na forma de chá, além de estar presente em produtos estéticos para pele e cabelos.

Benefícios do jaborandi para os cabelos

O jaborandi é uma planta rica em uma substância chamada pilocarpina, grande amiga dos cabelos. Ela é responsável por estimular o crescimento dos fios e evitar sua queda. Há quem utilize o chá da planta diretamente nos fios, muito eficiente ao agir sobre o couro cabeludo.

Entretanto, sempre antes de iniciar um tratamento com ervas medicinais, procure a orientação de um médico. No caso de tratamento para os cabelos com essa planta, consulte um dermatologista. Ele vai poder informar se o problema com seus cabelos provém de algum hábito, como o excesso de calor de secadores e chapinhas, deixar os fios molhados para dormir ou prendê-lo nessas condições, entre outros.

Independente do problema, o jaborandi vai ajudar a fortalecer, estimular e reparar os fios, devolvendo a vida e o brilho a eles.

Essa planta sempre foi indicada e utilizada no fortalecimento dos cabelos e para evitar sua queda, porque suas propriedades atuam naturalmente no couro cabeludo. Em farmácias, supermercados e lojas de cosméticos, pode-se encontrar uma infinidade de shampoos, tônicos, cremes e outros produtos que contém a erva em sua fórmula.

As folhas secas e trituradas dessa planta também são encontradas em farmácias ou lojas de produtos naturais, disponíveis em saquinhos, prontos para o preparo do chá. Para prepará-lo, leve ao fogo três colheres de sopa com as folhas secas para cada litro de água. Espere ferver por 10 minutos. Desligue o fogo e cubra o recipiente, deixando descansar por 20 minutos.

Quando a mistura estiver morna, coe e beba de duas a três vezes por dia. Esse chá também pode ser aplicado diretamente sobre os cabelos na hora do banho, misturado no shampoo ou sozinho. Entretanto, existem alguns outros cuidados que auxiliam a evitar a queda de cabelo, tais como:

– Manter uma alimentação saudável, rica em proteína, ferro e vitamina A

– Para lavar os cabelos, utilizar shampoo sem sal

– Sempre evitar que o couro cabeludo fique úmido. Nunca dormir com ele nesse estado

– Manter o couro cabeludo sempre limpo ajuda no crescimento dos fios

– Lavar os cabelos com água morna, nunca quente

Contraindicações do uso do jaborandi

O consumo medicinal do jaborandi é contraindicado para gestantes, lactantes e indivíduos portadores de alterações cardíacas. Sempre antes de consumir qualquer planta com propriedades medicinais, procure orientação médica.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!