Medicina Alternativa

Hiperacidez: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 13/01/2015

Tudo que é demais, sobra. A velha frase das nossas avós é perfeita quando o assunto é a hiperacidez do estômago. Os ácidos estomacais são fundamentais para a digestão dos alimentos em nosso estômago, mas a sua produção não deve ultrapassar os limites. Caso isso aconteça, teremos então essa condição, que traz na carona desconfortos estomacais como gases, inchaço, sensação de queimação no estômago e na garganta e dores no peito.

 

hiperacidez

Receitas caseiras ajudam a controlar a hiperacidez estomacal. Foto: iStock, Getty Images

 

Saiba mais sobre a hiperacidez

 

Esse problema acomete a maioria das pessoas em algum momento da vida, especialmente depois de ingerirem certos tipos de alimentos, quando comem rápido demais e sem a mastigação correta ou quando deitam imediatamente após uma refeição. Uso de bebidas alcoólicas também pode causar esse desconforto.

Outros fatores, como obesidade, gravidez e níveis altos e prolongados de estresse podem levar a um aumento de acidez estomacal e gerar um quadro de hiperacidez, que pode até evoluir para uma úlcera estomacal.

Em geral, o controle da alimentação já pode ocasionar uma boa e rápida melhora. Hábitos como beber bastante água durante o dia e tomar um copo de água imediatamente ao acordar – para neutralizar o ácido estomacal – são importantes para manter o equilíbrio das substâncias digestivas e evitar a hiperacidez.

Não reduzir drasticamente as refeições diárias (ao iniciar uma dieta, por exemplo), é um cuidado importante. Além disso, consumir alimentos naturais – vegetais frescos, grãos secos, grãos integrais, aves magras e peixe  -, que não instiguem a produção de ácidos, pode ajudar.

 

Remédios caseiros contra a hiperacidez

 

Um remédio caseiro que proporciona um alívio imediato das dores e desconfortos da hiperacidez é o iogurte. Além de combater um quadro já existente de acidez em excesso, consumir esse alimento regularmente ajuda a prevenir essa condição. Você também pode misturar uma colher de bicarbonato de sódio em uma colher de água, esperar que dissolva e beber o líquido. Essa mistura vai neutralizar o ácido.

Outra medicação que tem um bom resultado é a mistura de duas colheres (chá) de vinagre de maçã e outras duas de mel em um copo de água. A mistura deve ser ingerida antes das refeições.

Muitos chás também podem ser usados como alternativa para combater a hiperacidez. Um deles é o de gengibre fervido na água. Outros chás muito eficazes para essa finalidade são os de hortelã e alcaçuz, dois grandes neutralizadores de ácidos estomacais.

Além disso, também trazem um bom resultado as infusões de aipo, malva ou camomila, que devem ser ingeridos sempre 30 minutos antes das refeições. Também são válidas as receitas de chá que incluem arnica e dente-de-leão.

Uma outra receita caseira muito antiga, que dá resultado após nove dias, trata de um preparado que inclui o suco de um quarto de batata grande descascada, misturada com duas colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem. A receita é alcalinizante. Por fim, você ainda tem a opção de mastigar uma bala de limão, ou um chiclete, para produzir saliva, que é outro alcalinizante e, por isso, proporciona um alívio imediato à dor e desconforto.