Gestante

4 exercícios para gestantes se manterem em forma com segurança

Por Redação Doutíssima 17/08/2014

Existem muitas boas razões para se manter ativa quando você está grávida. Alguns exercícios para gestantes podem melhorar o seu tônus ​​muscular, a força e a resistência. Com isso, é possível tornar mais fácil se adaptar com as mudanças corporais decorrentes da gravidez.

Exercícios para gestantes trazem benefícios

Entre os benefícios do exercício regular durante a gestação, podemos citar uma melhora no sono, melhora no humor, além de preparar você para o desafio físico que é o parto e ajudar no condicionamento físico, já que você está carregando um peso extra durante a gestação.

exercícios-para-gestantes

Natação é atividade física ideal para a gravidez, já que é um exercício seguro. Foto: Shutterstock

Conheça os exercícios para gestantes mais indicados

Os exercícios para gestantes ideais são aqueles que trabalham a atividade cardiovascular e a flexibilidade, mas sem causar estresse físico. Para obter todos os benefícios, você precisa se exercitar pelo menos três vezes por semana.

Por isso, tente encontrar algo que você gosta, e evite esportes onde há um risco de queda, como squash, ginástica, patinação, passeios a cavalo e esqui.

 

Temos um espaço reservado para ‘Gravidez’ em nosso fórum! Tire dúvidas e compartilhe suas experiências!

 

Os seguintes tipos de exercícios para gestantes são seguros, apesar de alguns não serem adequados para os últimos meses. Converse com seu médico antes de iniciar qualquer atividade física.

1. Caminhada

A caminhada é um ótimo tipo de exercícios para gestantes, pois garante o trabalho cardiovascular e não prejudica os joelhos e articulações. Procure caminhar pelo menos 30 minutos por dia, cinco vezes por semana.

Você pode, por exemplo, caminhar no shopping ou fazer uma volta no parque. Se você está acostumada com o exercício, é possível continuar a correr, mas apenas se você já pratica esta atividade. Caso contrário, prefira uma caminhada leve, mas regular.

2. Natação

A natação é a atividade física ideal durante a gravidez, já que é um tipo de exercícios para gestantes seguro. Ela trabalha seus braços e pernas, além do seu coração e pulmões.

Se você gosta de atividades em grupo, pode participar de uma turma de hidroginástica. O exercício na água é suave para as suas articulações e absorve o impacto. Além disso, pode aliviar dores nas costas e inchaço nas pernas, principalmente no final da gravidez.

3. Yoga

A yoga na gravidez ajuda a aumentar o tônus ​​muscular e a flexibilidade, além de melhorar a postura. Este exercício não prejudica as articulações como outras formas de exercícios, no entanto, você também deve fazer alguma atividade aeróbica algumas vezes por semana, como uma caminhada rápida.

Certifique-se de que o seu professor de yoga é experiente na prestação de consultoria para as mulheres grávidas. Os movimentos que você aprender durante a aula de yoga podem ajudá-la com o relaxamento e respiração durante o trabalho de parto.

4. Pilates

O pilates fortalece os músculos do assoalho pélvico, além de trabalhar a sua postura, tornando-a mais consciente sobre o seu corpo. Durante uma sessão de pilates, você pode realizar uma série de posições e movimentos que irão fortalecer os músculos do abdômen. Você também vai aprender técnicas de respiração e relaxamento.

Pilates tem como alvo os músculos que podem enfraquecer durante a gravidez, por isso é uma ótima maneira de manter o corpo saudável com estas mudanças. Ao pensar em exercícios para gestantes, não esqueça de buscar uma classe de Pilates pré-natal, se há um na sua cidade.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!