Guia do Câncer

Saiba o que é rabdomiossarcoma e como a doença se manifesta

Por Redação Doutíssima 28/12/2014

Acometendo principalmente crianças e jovens até os 18 anos de idade, o rabdomiossarcoma é um câncer das células que normalmente se desenvolve nos músculos, tendões e tecido conjuntivo.

 

Este tipo de câncer surge principalmente nos braços ou pernas, cabeça, pescoço, tórax ou abdômen, pois são nestas áreas do corpo que se encontram a maioria dos músculos esqueléticos. No entanto, a doença também pode atingir outros órgãos como bexiga, próstata ou vagina.

rabdomiossarcoma

Trata-se de um tipo de câncer com grandes possibilidades de cura. Foto: iStock, Getty Images

 

Rabdomiossarcoma se origina na gravidez

A causa da maioria dos casos de rabdomiossarcoma ainda é desconhecida. No entanto, sabe-se que ela se origina durante a gravidez. Isto porque a musculatura esquelética começa a se formar no embrião por volta da sétima semana após a fertilização, sendo nesta fase que tem início a formação dos rabdomioblastos, células primitivas que darão origem aos músculos.

 

São essas células que podem se tornar malignas e gerar o câncer. Como este é um câncer de origem embrionária, ele é mais comum em crianças e muito raro em adultos.

 

Embora a maioria dos músculos esqueléticos esteja localizada nos braços, pernas e no tórax, os rabdomiossarcomas geralmente surgem em outras partes do corpo. Entre 30% dos casos, ele aparece na cabeça, perto do olho, no interior da boca, e em 40% no pescoço, perto da espinha.

 

Os rabdomiossarcomas dos aparelhos urinário e reprodutor, que podem atingir bexiga, próstata ou qualquer dos órgãos femininos, correspondem a 20% e 25% dos casos, respectivamente.

 

Existem dois tipos de rabdomiossarcoma: o embrionário e o alveolar. O rabdomiossarcoma embrionário é o tipo mais comum deste câncer, atingindo geralmente bebês e crianças, e tende a se desenvolver na área de cabeça e pescoço, bexiga, vagina, próstata e testículos.

 

Já o rabdomiossarcoma alveolar costuma aparecer em crianças mais velhas e adolescentes, atingindo principalmente músculos do tórax, braços e pernas, sendo que ele recebe este nome porque as células do tumor formam pequenos espaços ocos nos músculos, chamados alvéolos.

 

Sintomas do rabdomiossarcoma

Os sintomas do rabdomiossarcoma dependem do tamanho e da localização do câncer. Quando o tumor se localiza no abdômen, é comum a ocorrência de vômitos, dores de barriga e obstipação. Já quando se manifesta na área da cabeça, pode ocorrer inchaço do olho.  

 

Nos ductos biliares, se manifesta por meio de olhos e pele amarelados. Quando os rabdomiossarcomas se desenvolvem nos testículos, alguns sinais da presença deste tumor são testículo inchado, dor à palpação e presença de uma massa dura.

 

Tumores no pescoço, próstata e vagina ou reto costumam gerar sangramentos nestas regiões. A doença também costuma ocasionar formigamento, dormência e dores nos membros do corpo.

 

Alguns casos de rabdomiossarcoma podem ser diagnosticados precocemente. Entretanto, mesmo quando o câncer é diagnosticado precocemente, a quimioterapia é necessária para controlá-la.

 

O diagnóstico da doença deve ser feito por meio de biópsia do tumor, exames de sangue e urina, raio-x, tomografia computadorizada ou ressonância magnética. O rabdomiossarcoma tem cura, principalmente quando é tratado logo nas fases iniciais de desenvolvimento do tumor.

 

O tratamento mais eficaz, tanto em crianças como adultos, é a cirurgia para retirada do tumor, principalmente se a doença ainda não atingiu outros órgãos, sendo que a quimioterapia e a radioterapia podem ser realizadas antes ou depois da cirurgia.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!