Sem categoria

Veja e aprenda como soltar o intestino do bebê

Por Redação Doutíssima 01/01/2015

A primeira causa do choro do bebê depois da fome pode ser dor de barriga, afinal prisão de ventre, fezes ressecadas e flatulência são alguns dos problemas mais comuns entre os pequeninos. E muitas mães têm dúvida sobre como soltar o intestino do bebê.

Em média, um recém-nascido evacua em torno de oito vezes ao dia, número que, com o passar dos meses, é reduzido a três. Fezes claras e pastosas indicam que o aparelho digestivo do bebê está bem, considerando que sua principal fonte alimentar é o leite materno.

 

como soltar o intestino do bebe

Mudanças no estilo de alimentação da mãe que amamenta são importantes. Foto: iStock, Getty Images

 

Como soltar o intestino do bebê na alimentação

Se, por outro lado, a criança apresenta abdômen distendido ou faz demasiada força para evacuar, tem-se a possibilidade de que ela esteja com problemas intestinais. Muitas mamães, como dito, sobretudo as de primeira viagem, não sabem como soltar o intestino do bebê.

Melhorar tal fluxo, entretanto, pode ser simples, basta que alguns cuidados com a alimentação sejam tomados. Previamente, antes de buscar por informações sobre como soltar o intestino do bebê, é preciso entender que o organismo da criança como um todo está em fase de transformação, adaptação.

Com o mecanismo intestinal não é diferente, portanto, assim como demais sistemas, também é mais frágil e requer alguma atenção dos pais. Para saber como soltar o intestino do bebê, a mãe precisa avaliar antes de tudo o que está sendo oferecido à criança.

Se ela é alimentada exclusivamente via amamentação, a causa provável pode estar associada às ingestões da mãe. Alimentos ricos em açúcar, por exemplo, podem ser absorvidos e transmitidos através do leite. O excesso de glicose pode, por sua vez, desencadear desconfortos ao pequeno.

Para as crianças alimentadas com outros tipos de leite, é importante que a mamãe nunca adicione açúcar ao preparo, pois o componente fermenta ao atingir o estômago, provocando inchaços.

Para os habituados com leite em pó que demonstram dificuldades gastro-intestinais, a recomendação é que a mãe se certifique de que está utilizando a quantidade de água adequada à mistura já que muitas, na tentativa de deixar o líquido ‘mais forte’, ‘concentrado’, acabam reduzindo esta quantia, o que desencadeia ressecamento.

Como soltar o intestino do bebê com fibras

Mais uma dica de como soltar o intestino do bebê que bebe leite industrializado em pó é adicionar um par de ameixas à água, que deve ser fervida. A orientação de como soltar o intestino do bebê que já come papinhas e certos alimentos é aumentar a oferta de fibras naturais de sua dieta.

Assim, frutas de efeito laxante como mamão, laranja, ameixa-preta, mandarina e banana-nanica, devem ser vistas com mais frequência no cardápio da criança.

O mesmo acontece com as folhas e vegetais cozidos – brócolis, couve, feijão, lentilha – e a aveia, que são excelentes reguladores intestinais. À criança que aos poucos se adapta à alimentação mais diversificada deve ser ofertada muita água, já que este é um componente essencial na formação do bolo fecal.

Sucos de laranja-lima com linhaça são altamente indicados aos pequenos que registram prisão de ventre. Se, após a readequação da dieta, a criança persistir apresentando incômodos intestinais, o conselho é que a mamãe a leve ao pediatra para estudar outras formas de eliminar o problema.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!