Especialidades

Diabéticos e hipertensos precisam cuidar da alimentação

Por Redação Doutíssima 29/11/2014

Apesar de se tratar de doenças diferentes, a hipertensão e o diabetes frequentemente caminham lado a lado. A presença de uma automaticamente exige que se tenha uma maior atenção à outra, pois são duas doenças que podem ocorrer em conjunto. Por isso, diabéticos e hipertensos devem ter, basicamente, os mesmos cuidados com a saúde.

diabeticos-e-hipertensos

Diabetes e hipertensão exigem mais cuidados quando associadas. Foto: iStock, Getty Images

A rotina de diabéticos e hipertensos

 

Para os hipertensos, ou aqueles que possuem pressão alta, são os níveis elevados de pressão arterial que podem comprometer órgãos como o coração, os rins, o cérebro e os olhos.

 

Já os diabéticos sofrem de uma alteração no metabolismo da glicose causada pela deficiência na produção ou na ação da insulina, hormônio responsável pela diminuição da taxa glicêmica no sangue.

 

Por isto, tanto diabéticos quanto hipertensos, devem ter uma alimentação balanceada para que o corpo possa funcionar adequadamente.

 

Assim como toda pessoa sadia, os diabéticos e hipertensos devem ter uma alimentação adequada e equilibrada que forneça todos os nutrientes para um bom funcionamento do organismo. Com isto, eles conseguirão reduzir a glicose sanguínea e a pressão arterial.

 

Controle do sal é necessário

 

Dessa forma, a dieta alimentar para quem sofre com ambas as doenças deve priorizar uma baixa ingestão de sódio, de gorduras e carboidratos. Ou seja, maneirar no consumo de sal como tempero, alimentos industrializados, enlatados, molhos e temperos prontos, queijos salgados como, por exemplo, gorgonzola, mussarela e parmesão, molho de soja, mel, doces no geral.

 

Como o consumo de alimentos com carboidratos provocam o aumento de glicose no sangue, indivíduos que utilizam insulina antes das refeições podem ingerir uma quantidade adequada de carboidratos para conseguir esses níveis de glicose fiquem perto do normal durante um maior período de horas.

 

No entanto, priorize sempre carboidratos complexos, pois eles agregam outros benefícios para a saúde. É o caso da fibra, que ajuda na saúde digestiva, e grãos inteiros para a saúde do coração.

 

Alimentação de diabéticos e hipertensos

 

Além disso, diabéticos e hipertensos precisam cuidar o consumo de sódio. Para amenizar este problema, podem-se utilizar substitutos do sal e também escolher certos alimentos que aumentam o nível de potássio no sangue.

 

Às vezes, quem sofre de diabetes e hipertensão não conhece bem quais são os alimentos que pode consumir sem medo.

 

Entre os alimentos que ajudam notavelmente pessoas que sofrem dessas doenças estão o alho, a cebola, o alface, o repolho, a couve-flor, a cenoura, os rabanetes e nabos, mostarda, tofu, grãos inteiros, farelos de aveia e trigo. Sem falar no consumo de água, fundamental para a manutenção da saúde.

 

Uma alternativa alimentar para diabéticos e hipertensos é a adoção da dieta DASH, que se concentra no aumento da quantidade de frutas e legumes consumidos, assim como também os laticínios com baixo teor de gordura.

 

Apesar de ter sido planejada para pessoas com hipertensão, a dieta DASH também é útil para os diabéticos já que, pela forte tendência a obesidade, o consumo de gordura pode afetar a saúde.

 

A dieta pode ainda incluir o consumo de peixe, frutas e legumes, grãos inteiros, aves, frutas secas, leite e iogurte desnatado e arroz integral, entre outros alimentos. Mas, independente disso, os adeptos devem se limitar à ingestão diária de no máximo 1500 mg sódio.

 

Além do cuidado com a alimentação, diabéticos e hipertensos devem conciliar a dieta com a prática de exercícios físicos, que ajuda a controlar o açúcar no sangue e reduzir o sobrepeso. No entanto, independente dessas ações, é importante consultar o seu médico para saber quais medidas devem ser adotadas para o controle do diabetes ou da hipertensão.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!