Filhos

Saiba quando e como tirar a fralda do bebê

Por Redação Doutíssima 03/01/2015

A criança está por completar dois anos de idade e uma nova etapa está por vir: sim, é hora de torná-la independente e ensiná-la a ir ao banheiro sozinha. Muitos pais têm dúvidas sobre como tirar a fralda.

A preocupação, em geral, é como tirar a fralda da forma menos traumática possível. Mas papais e mamães podem ficar tranquilos, pois há algumas técnicas que podem fazer com que a nova fase seja alcançada sem grandes dificuldades.

tirar fralda

Paciência e dedicação são fundamentais para que deixar as fraldas ocorra de maneira natural. Foto: Shutterstock.

Dúvidas sobre como tirar a fralda são normais

 

Anterior à inquietação sobre como tirar a fralda é, no entanto, observar se a criança está preparada. Ainda que o período recomendado pelos pediatras para o desfraldamento seja a partir dos 22 meses, é preciso estar atento às individualidades.

Antes de saberem como tirar a fralda, os pais precisam fazer um pequeno check list: a criança já não mama mais durante a noite? Sabe andar bem sozinha? Se comunica claramente de maneira que os adultos possam perceber quando sinaliza a necessidade de fazer xixi ou cocô?

Se as respostas a estas questões são positivas, aí sim vale então buscar dicas de como tirar a fralda. O processo de retirada pode ser demorado, assim, paciência é fundamental. A primeira providência a ser tomada quando identificada a hora de terminar a era das fraldas é comprar um penico ou um adaptador para a privada.

Nos primeiros dias, deixe que a criança se acostume com o objeto. Permita que ela sente no penico de roupas, por exemplo, apenas para ‘reconhecer’ a novidade. Explique-a que, a partir de agora, como o papai e a mamãe fazem, o neném vai começar a fazer cocô e xixi no banheiro.

Enquanto o pequeno ainda faz suas necessidades nas fraldas, faça com que ele perceba que você deposita o cocô primeiro no penico, que é o lugar correto para os resíduos do bebê, antes de depositá-lo no vaso.

A criança deve com isso se dar conta da função do penico. Ao colocar o dejeto na privada, peça para a criança que acione a descarga. Na sequência, mostre que precisa vestir-se antes de sair do banheiro e lavar as mãos.

Peça que o filho avise sempre que precisar ir ao banheiro. Procure ficar disponível para a criança, já que ela foi orientada a recorrer a você quando sentir vontade de fazer pipi ou cocô. Nos primeiro dias, deixe que ela circule sem roupa pela casa e deixe um penico em seu campo de visão.

Elogios são parte do processo de como tirar a fralda

 

Tenha um número extenso de calcinhas ou cuecas à disposição para realizar a troca imediata após eventuais acidentes – sim, eles ocorrem muitas e muitas vezes antes de o pequeno se habituar à nova rotina. Dê preferência a roupinha interior com coloridas, com desenhos, assim a criança se incentiva a abandonar de vez as fraldas.

Sempre que o pequeno fizer xixi ou cocô no penico ou no banheiro com a ajuda do adaptador, elogie-o e recompense-o com figurinhas ou pequenos objetos de acordo com o gosto da criança.

Quando não conseguir e fizer as necessidades na fralda, não recrimine-a. Em tom de orientação, explique novamente que deve usar o penico ou banheiro e que pode avisar a mamãe e o papai se precisar de ajuda.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!