Filhos

Mãe de primeira viagem? Confira como trocar fraldas em 6 passos

Por Redação Doutíssima 14/08/2014

Muitas pessoas acham que a troca de fraldas é algo automático na vida de pais e mães recém promovidos ao cargo. Mas a verdade é que ninguém nasce sabendo como trocar fraldas.

Como trocar fraldas sem segredos

Muitas pessoas têm medo na hora em que pensam como trocar fraldas descartáveis da forma correta. No entanto, não há mistério. Apenas atente para a segurança do bebê, evitando que ele fique sozinho e mantendo os produtos de higiene perto de você, mas longe da criança.

como-trocar-fraldas

Com algumas dicas simples, aprender como trocar fraldas não é tarefa difícil. Foto: Shutterstock

Passo a passo ensina como trocar fraldas

Se você é uma dessas pessoas que ainda se considera inexperiente para cuidar de um bebê, não é preciso mais desespero. Confira nosso passo a passo de como trocar fraldas e veja que não é nenhum bicho de sete cabeças.

Passo 1: antes de aprender como trocar fraldas, você precisa ter tudo à mão. Isso irá impedir que você se ausente de perto da criança e evita acidentes. Além disso, todo o material que você irá utilizar deve estar ao seu alcance, e, ao mesmo tempo, fora do alcance do bebê.

Já sabe o que é preciso para trocar fraldas? Então confere aí: algumas fraldas (sim, o bebê pode fazer cocô ou xixi durante a troca), lenços umedecidos sem álcool (para não irritar a pele), creme antiassaduras, saco plástico e uma toalha. Se você tem um menino, um paninho para colocar em cima da genital é uma boa pedida e impede que o esguicho que qualquer xixi lhe acerte.

Passo 2: coloque o bebê deitado sobre uma superfície confortável e forrada com uma toalha. Com o bebê já sem a roupa de baixo, coloque uma fralda limpa embaixo da fralda suja. Isso evita sujeiras caso ele resolva fazer as necessidades durante a troca.

Passo 3: segure as pernas do bebê faça uso dos lenços umedecidos para limpar a região suja, sempre de cima para baixo a fim de evitar infecções urinárias nas meninas. Tome cuidado para não tocar na fralda suja durante esse processo.

Ao tirar a sujeira mais pesada, mantenha o bumbum do bebê suspenso com uma das mãos, enquanto a outra usa os lenços umedecidos. É provável que seja necessário mais de um lenço: use quantos forem precisos para deixar a região bem limpa.

Vá colocando os lenços sujos embaixo do bumbum do neném sobre a fralda suja. Após a limpeza, feche a fralda suja usando as fitas da própria fralda e jogue fora no saco plástico. Garanta que a região ficou bem seca.

Passo 4: tirada a fralda suja, é hora de posicionar o bebê bem de baixo da fralda limpa. Em seguida, cole as fitas adesivas na região indicativa da própria fralda. As tiras devem ser coladas uma de cada vez, como se fossem “abraçar” a cintura do bebê. Cuide, no entanto, para não apertar demais.

Passo 5: puxe para fora o babado que fica na parte que envolve as coxas do bebê. Se o babado ficar para dentro, podem ocorrer vazamentos ou o babado pode acabar machucando a pele delicada do bebê.

Passo 6: muitas vezes, o bebê acaba sujando também a roupinha que estava usando. Caso isso tenha acontecido, aproveite que ele está na posição de troca e substitua a roupa por uma peça limpa. Pronto: você já sabe como trocar fraldas. Agora, é só praticar que logo poderá dar aulas aos seus amigos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!