A alimentação saudável é importante para todas as fases da vida. Mas em crianças, especialmente, a energia pode aumentar e o melhor desempenho na escola pode aparecer. Além disso, o humor dos pequenos também melhora. Mas por causa dos doces e junk food, às vezes, parece impossível fazer as crianças comerem bem.

Com alguns truques, porém, há a possibilidade de incentivar as crianças a terem uma alimentação saudável, sem que as refeições virem um momento de guerra.

 

De acordo com dados do Ministério da Saúde, estima-se que, no Brasil, 20% das crianças sejam obesas. Já o Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos indica que 25% das crianças americanas entre dois e 18 anos encontram-se dentro de padrões de sobrepeso.

alimentacao saudavel
Os hábitos alimentares dos pais podem incentivar as crianças a comerem melhor. Foto: iStock, Getty Images

Nessa condição, elas possuem maiores riscos de desenvolver doenças como diabetes tipo 2, hipertensão sanguínea, colesterol alto e problemas cardiovasculares.

 

Dicas para uma alimentação saudável

Quer aprender a como ensinar as crianças a terem uma alimentação saudável? Confira algumas dicas.

 

1. Elimine o “porque é bom para você” do seu vocabulário

Para fazer as crianças comerem, muitos pais simplesmente dizem “coma porque é bom para você”. Isso é um erro, já que assim elas não conseguem compreender a importância da alimentação saudável.

 

2. Fale sobre a experiência de comer

Em geral, as crianças pequenas interessam-se por novas experiências. Uma boa dica é falar com elas sobre gostos, cheiros e importância dos alimentos, e como eles podem ser preparados.

 

3. Dê o exemplo

As crianças se espelham nos hábitos dos pais. Isso ocorre principalmente com as filhas, que seguem padrões de alimentação das dietas de suas mães. Portanto, caso siga alguma dieta específica, cuide para que seu filho não acredite que ele também a deva seguir.

 

4. Promova a alimentação balanceada

 

Não há problema algum no fato de em determinado dia, a alimentação fugir um pouco à regra. Porém, é importante explicar às crianças que isso é exceção, e que nos demais dias elas precisam comer adequadamente.

 

5. Não pressione

Pressionar os filhos a comerem alimentos saudáveis não é a melhor forma de incentivá-los. É preciso relaxar e deixá-los à vontade, sugerindo eventualmente que eles experimentem verduras e legumes.

 

Importância da alimentação saudável para crianças

Uma alimentação saudável dá às crianças vitaminas e minerais essenciais. As vitaminas e os minerais são vitais para o bom funcionamento do corpo, e cada um tem um papel específico.

 

O cálcio, por exemplo, é essencial para a força e a saúde dos ossos e dos dentes. Por outro lado, a vitamina C é fundamental para o sistema imunológico e formação de colágeno, tão importante para diversas partes do organismo. As frutas críticas e o brócolis são a melhor forma de ingeri-la.

 

As vitaminas do complexo B também são importantes para converter o  alimento em energia. Além disso, o iodo é um mineral indispensável para o bom desenvolvimento do cérebro e pode ser encontrado em frutos do mar e pães fortificados. O zinco é essencial para o bom desenvolvimento, e também é encontrado em frutos do mar, carne e feijão.

Estudos da Associação Americana de Dietética indicam, ainda, que estudantes que tomam café da manhã reforçado são melhores em resolução de problemas, memória, fluência verbal e criatividade.

Em contrapartida, o Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos indica que crianças que não tomam um café da manhã adequado são mais propensas a problemas na escola.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


DEIXE UMA RESPOSTA