Dica do Nutricionista

Veja os benefícios do morango e aprenda receitas da estação

Por Redação Doutíssima 03/01/2015

Você sabe quais são os benefícios do morango para sua saúde? Este pequeno fruto vermelho e de gosto adocicado é rico em antioxidantes, vitaminas, fibras e minerais. O consumo regular ajuda na saúde do coração, na produção de hormônios e a prevenir várias doenças, como as de pele e as degenerativas.

 

Além de ser excelente aliado do cérebro, o morango também é positivo na balança: 100 gramas de morango têm apenas 30 calorias.

 

benefícios do morango

Versátil, a fruta é excelente para prevenir doenças e preparar várias receitas. Foto: iStock, Getty Images

 

Entre benefícios do morango, antienvelhecimento

 

 

O morango também é rico em folato, vitamina vital para a produção e manutenção das novas células, vitamina C, que ajuda na imunidade, e antocianinas, que evitam o surgimento dos radicais livres, que promovem o envelhecimento precoce.  

 

Estudos comprovam que o consumo diário do fruto por dois meses reduz os danos celulares, ou seja, entre os benefícios do morango está a manutenção da juventude da pele.  

 

Mas, os já citados benefícios do morango podem ser reduzidos pela ação do uso de agrotóxicos nas lavouras. O fruto, assim como o tomate, a uva e o pepino, lidera o ranking de alimentos mais contaminados. Para que você aproveite todos os nutrientes do morango sem correr colocar em risco à sua saúde é importante tomar alguns cuidados.

 

Assim que você chegar da feira, lave os morangos com bastante água e tire a primeira camada do fruto. E, sempre prefira comprar morangos durante a safra, pois o uso de agrotóxico é reduzido nas plantações.

 

4 receitas para aproveitar os benefícios do morango

 

 

O morango é um fruto versátil e que pode se tornar um coringa na cozinha. Ele combina com tortas, sorvetes, chocolate e é um ótimo ingrediente para sucos e vitaminas. Colocando a criatividade em prática é possível aproveitar todos os benefícios do morango e ainda ganhar uns pontinhos com os amigos e a família. Confira 4 receitas saborosas e super fáceis de fazer:  

 

1. Delícia de morango

 

Dissolva um pacote de gelatina incolor em meio copo de água quente. Em seguida, no liquidificador, bata um copo de requeijão, uma lata de leite condensado, uma lata de creme de leite e a gelatina já dissolvida. Após monte o doce numa travessa, alternando uma camada do creme com uma camada de morangos picados. Leve à geladeira e sirva gelado.  

 

2. Bombom de  morango

 

Ferva duas latas de leite condensado até obter ponto de brigadeiro. Deixe esfriar. Derreta 800 gramas de chocolate meio amargo em banho-maria e reserve. Envolva os morangos, um a um, com uma camada de leite condensado e em seguida no chocolate derretido. Deixe esfriar e sirva.

 

3. Salada de rúcula com morangos

 

O morango é um dos pares perfeitos da rúcula, ainda mais para aqueles que acham a folha muito amarga. Para fazer uma salada super saborosa, lave um maço de rúcula e misture com morangos picados. Não use sal, apenas um fio de azeite de oliva.  

 

4. Suco de morango

 

Um suco de morango bem gelado é excelente para matar a sede durante o verão. Para fazê-lo você só precisa bater no liquidificador alguns morangos e água, pode ser água de coco, e um pouco de gelo. Decore com três folhinhas de hortelã e beba em seguida.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!