Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédio caseiro para terçol

Por Redação Doutíssima 11/12/2014

O terçol, clinicamente conhecido como hordéolo, é uma infecção aguda nas glândulas sebáceas das pálpebras, que resulta em um caroço vermelho no local. Eles são causados ​​pela sujeira, maquiagem, ou outros detritos que bloqueiam e infectam com bactérias essas glândulas.

tersol

Remédios caseiros aceleram a cura da inflamação do terçol. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre o terçol

 

As bactérias conhecidas como staphylococcus são responsáveis ​​por 90% dos casos de terçol. Outras bactérias também podem estar envolvidas em alguns casos. As pessoas que sofrem com blefarite, que causa inflamação dos folículos dos cílios, são as mais propensas a ter esse problema. Fatores como falta de higiene, estresse e alterações hormonais também contribuem para o seu surgimento.

 

Os principais sintomas incluem dor, inchaço, sensibilidade, sensação de coceira, queimação, dificuldade de piscar e aumento da sensibilidade à luz. Um terçol pode ir embora depois de alguns dias, mas é possível acelerar a cura com alguns remédios que você é capaz de fazer em casa.

 

Melhores remédios caseiros para curar terçol

 

Compressas

 

Aplicar uma compressa morna sobre a área afetada da pálpebra é um dos melhores remédios para um terçol. O calor vai aumentar a circulação na área e acelerar o processo de cura. Ele também reduz os sintomas como dor e inchaço.

 

Molhe um pano limpo com água quente e esprema o excesso de água. Feche os olhos e coloque a compressa quente na pálpebra afetada. Deixe agir de cinco minutos a uma hora, de três ou quatro vezes ao dia, até que o pus seja liberado.

 

Chá verde

 

O chá verde tem compostos anti-inflamatórios naturais, que ajudam a reduzir a dor e inflamação. Além disso, é rico em ácido tânico, que é eficaz para acabar com as infecções. Os seus nutrientes e antioxidantes contribuem para a cicatrização e alívio de um terçol.

 

Para isso, basta colocar um saquinho de chá verde em água quente por alguns minutos. Retire e esprema o excesso de água. Feche os olhos e pressione o saco de chá úmido sobre a pálpebra afetada e aguarde por cinco minutos. Este remédio também pode ser feito com saquinhos de chá preto.

 

Aloe vera

 

A aloe vera é um outro tratamento popular para o terçol, devido às suas propriedades calmantes, antibacterianas e anti-inflamatórias. Esta planta reduz a vermelhidão, o inchaço e a inflamação, e também acelera o processo de cicatrização.

 

Para isso, basta extrair o gel da folha e aplicar sobre a pálpebra infectada. Deixe agir por 20 minutos e lave com água morna. Aplique esse remédio algumas vezes por dia, durante cinco dias.

 

Batata

 

A batata é um outro remédio comumente usado para curar um terçol. Devido às suas propriedades adstringentes, a batata ajuda a reduzir irritações da pele. Além disso, ela combate a inflamação e a dor. Rale uma batata média e enrole em uma gaze ou um pano fino. Agora, é só colocar na área afetada de cinco a 10 minutos. Siga este método de duas a três vezes por dia, durante quatro dias.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!