Receitas

Aprenda a preparar um jantar light em três receitas

Por Redação Doutíssima 21/01/2015

Você sabia que o principal inimigo da sua dieta é a alimentação noturna? Comer carboidratos em excesso após as 18h não é recomendado. Isso porque nosso organismo não tem a mesma ação digestiva que tinha no decorrer do dia. Pensando nisso, separamos algumas receitas de jantar light para você.

O ideal é acrescentar ao jantar light ingredientes que, ao mesmo tempo em que acelerem o metabolismo, sejam capazes de fornecer os nutrientes e proteínas necessárias para o bom funcionamento do corpo. Além disso, é importante ter na receita alimentos que tragam saciedade para que você não coma em grandes quantidades.

jantar light

Uma refeição leve e nutritiva melhor as funções digestivas do organismo. Foto: iStock, Getty Images

Jantar light rico em proteínas

 

O jantar light pode ser tanto algo simples e prático, como sofisticado e elaborado. Para ser feito no dia a dia, indicamos a receita de um prato que além de delicioso, possui muita proteína.

Receita de bolinhas de frango com espinafre e cenoura

Ingredientes:

– 150 g de peito de frango

– ¹/² cebola picada

– temperos (como açafrão, pimenta, orégano, manjericão e sal)

– 4 folhas de espinafre

– 1 cenoura pequena cozida (ou crua e ralada).

Modo de Preparo:

Misture o frango com a cebola, o sal e os outros temperos escolhidos e deixe-os parados por dez minutos. Junte a cenoura e o espinafre e coloque tudo no liquidificador até que fique consistente. Com as mãos, faça bolinhas da massa e leve ao forno por cerca de 40 minutos.

Prepare um jantar light com praticidade

 

Mas para quem tem pouco tempo e quer uma refeição pouco calórica, a omelete de berinjela é uma ótima pedida para esse jantar light. O prato possui muitos nutrientes e vitaminas essenciais para a nossa saúde.

Receita de omelete de berinjela

Ingredientes:

– 2 berinjelas médias

– 4 ovos

– 1 pimentão grande

– 3 tomates

– 400 g de queijo branco

– orégano a gosto.

Modo de Preparo:

Coloque um pouco de azeite no fundo de um recipiente e faça camadas de berinjelas cortadas em tiras. Em outra panela, coloque os pimentões, também em tiras, os tomates e o queijo branco picado e salpique. Coloque em cima das berinjelas. Repita o processo fazendo duas camadas de recheio.

Bata os ovos e jogue por cima do recheio acrescentando, por último, o orégano. Asse no forno ou microondas até que a berinjela esteja cozida.

Um jantar light pode ser sofisticado

 

E para quem quer um jantar light mais elaborado, a dica é um strognoff sem as calorias do creme de leite. Esse prato delicioso vai fazer muito sucesso nas refeições com amigos.

Receita de strogonoff de carne sem creme de leite

Ingredientes:

– 1kg de carne magra

– 2 cebolas

– ¹/² colher de sal

– 4 colheres de margarina

– 3 tomates sem pele e sementes

– 1 colher de farinha de trigo

– 200 g de requeijão light

– 200 ml de leite desnatado.

Modo de Preparo:

Derreta a manteiga em uma frigideira e doure a carne lentamente. Após, acrescente a cebola e o sal. Coloque os tomates, misture bem, e deixe a panela tampada por cinco minutos em fogo baixo.

Em outro recipiente, misture o leite e a farinha cozinhando-os até que engrosse. Adicione o requeijão e retire do fogo antes de ferver. Misture tudo e pronto! O ideal é servir o strogonoff com arroz branco.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!