Receitas

Ceia fitness: como manter o foco na dieta durante o Natal

Por Redação Fortíssima 21/12/2015

Família, amigos, festas, diversão e comida. Para muitos esse é o segredo de um Natal perfeito, exceto se você está querendo emagrecer. As festas de final de ano podem ser um momento difícil para manter os ponteiros da balança no lugar. Mas isso é possível se você adaptar algumas receitas e preparar uma ceia fitness, que permite curtir essa época sem culpa.

ceia fitness doutíssima istock getty images

Melhor maneira de evitar o excesso é preparar uma ceia de Natal com menos calorias. Foto: iStock, Getty Images

Evite o ganho de peso nas festas

De acordo com a Associação Dietética Britânica, uma pessoa pode consumir cerca de 6 mil calorias no dia de Natal. Durante o período festivo, a taxa média é de cerca de 500 calorias por dia. Isso equivale aproximadamente a mais 2,3 kg até o início do ano novo.

Não bastasse isso, quando esse peso extra se acumula ao longo dos anos é capaz de ser um dos principais contribuintes para a obesidade mais tarde da vida, segundo estudo realizado pelo National Institutes of Health (NIH). Para quem já tem sobrepeso ou obesidade, a situação pode ser ainda pior.

Um levantamento feito pela Universidade de Tufts descobriu que o aumento médio de peso nesse grupo é até cinco vezes maior. Em outras palavras, é preciso evitar peso extra no fim de ano e manter a linha. E a melhor maneira de fazê-lo é preparar uma ceia de Natal com menos calorias, priorizando alimentos naturais.

Como preparar uma ceia fitness

Primeiro de tudo, faça substituições. Use ingredientes que não apenas deixam as receitas mais saborosas, mas também possuem menos calorias. Por exemplo, ao invés de açúcar, opte por mel – rico em frutose e que auxilia a queimar o álcool mais rapidamente, sendo uma cura natural para ressaca.

Que tal dispensar bebidas alcoólicas e refrigerantes? Para substituí-las é possível preparar uma água saborizada com frutas e folhas, como a hortelã. É importante ainda preparar-se psicologicamente. Se você comer demais em um dia, não desista. Acorde no dia seguinte e comece de novo.

Além disso, mesmo que o período de Natal geralmente seja agitado e cheio de eventos, tente não deixar o exercício de lado. Frequente aulas de ginástica ou faça outro tipo de atividade, como uma caminhada.

Confira algumas receitas capazes de montar sua ceia fitness e torná-la mais saudável e menos calórica:

  • Rabanada light

Ingredientes:

1 xícara de chá de leite desnatado

1 xícara de chá de suco de uva

1 colher de sopa de adoçante para forno e fogão

1 ovo e 1 clara, 4 fatias de pão integral

1 colher de sopa de leite em pó desnatado

1 colher de chá de canela em pó

Modo de preparo:

Misture leite, suco de uva e adoçante em uma tigela, enquanto em outra bata ovo e clara. Passe as fatias de pão pela mistura de leite e depois pelo ovo. Coloque em uma frigideira antiaderente e doure dos dois lados. Agora é só misturar o leite em pó e a canela e está pronto.

  • Peru fit

Ingredientes:

1 peru magro

sal e temperos a gosto

1 colher (sopa) de azeite

2 colheres de cebola ralada

1 dente de alho

Modo de preparo:

Tempere o peru com esses ingredientes e leve ao formo coberto com papel alumínio, por cerca de duas horas.

  • Molho para o peru

Ingredientes:

suco de 2 laranjas

1/3 de xícara de vinagre

1 xícara de água

1 manga sem casca

Modo de preparo:

Basta bater os ingredientes no liquidificador e pincelar aos poucos no peru.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!