Estética

Como fazer sobrancelhas: guia prático ajuda você na tarefa

Por Redação Doutíssima 25/11/2015

O arco da sobrancelha possui um papel importante na fisionomia do rosto. O formato dele pode harmonizar os traços, garantir um olhar marcante ou pesado. Por isso, aprender como fazer sobrancelhas é essencial dentro no universo feminino. Vale a pena seguir algumas dicas para manter o visual em alta.

como-fazer-sobrancelhas-doutissima-istock-getty-images

Sobrancelhas bem feitas harmonizam os traços e valorizam o olhar. Foto: iStock, Getty Images

 

Dicas sobre como fazer sobrancelhas

Fazer as sobrancelhas em casa exige cuidados redobrados e muita prática. Às vezes, um pelo retirado de forma errada pode comprometer a harmonia do rosto. Por isso, o melhor é fazer intervenções discretas e aparar apenas os excessos.

 

Se você não tiver a mínima ideia sobre como realizar o processo, confira algumas dicas pontuais sobre como fazer sobrancelhas:

 

1. O primeiro passo para retirar os pelos que estão sobrando é investir na tesoura fina, a mesma utilizada para a manicure. Comece penteando todos os pelos para cima e, com auxílio da tesourinha, retire apenas aqueles que o ultrapassam o alinhamento natural do arco.

 

2. Utilize a pinça exclusivamente para retirar os pelos que estão totalmente fora do arco das sobrancelhas. Não tente “refazer” sua sobrancelha sozinha ou igualar uma a outra. Isso aumenta as chances delas ficarem ainda mais diferentes, pois as duas nunca são exatamente iguais.

 

3. A maioria das sobrancelhas possui algum tipo de falha, mesmo que pequena. Então, para conquistar um desenho incrível em casa, é possível lançar mão de alguns produtos específicos. O truque inicial é aplicar um gel de sobrancelha para modelar o arco e garantir que os fios não saiam do lugar durante o dia.

 

4. Para finalizar, aplique suavemente um lápis para sobrancelhas, acompanhando o desenho do arco. Tome cuidado para que a cor não fique marcada demais. Esfume um pouco com os dedos para retirar o excesso da cor.

Conheça formas de fazer as sobrancelhas

O design de sobrancelhas passou por significativas transformações ao longo dos anos. Na década de 20, o arco fino predominava. Nos anos 40, a sobrancelha mais natural ganhou evidência e, a partir dos anos 50, os desenhos mais preenchidos e expressivos começaram a ser valorizados.

Atualmente, há diversas opções para conquistar um design harmonioso, que combine com o seu rosto. O ideal é consultar um profissional para definir qual das técnicas melhor se aplica ao seu caso. A cera, por exemplo, ajuda a remover os fios com rapidez e os pelos demoram, aproximadamente, 20 dias para voltar a crescer.

A linha de algodão é outra alternativa para aparar a sobrancelha. Ela não machuca as pálpebras e garante um design bem feito por cerca de um mês. Vale lembrar, também, que quem possui falhas muito grandes no arco pode investir na micropigmentação fio a fio ou na henna.

As técnicas ajudam a preencher as falhas com um pigmento semelhante à cor da sobrancelha, enquanto os pelos voltam a crescer. O resultado dos procedimentos dura cerca de 30 dias. Depois desse período, é necessário fazer um retoque.  

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!