Saudade. Palavra que só existe na língua portuguesa e que em tantas outras há dificuldade de tradução. A explicação, talvez, esteja no significado do que ela representa por quem a sente. É o sentimento provocado pela distância ou ausência de algo ou alguém. É a memória de alguma coisa que aconteceu e a vontade intensa de reviver certos momentos.
Não é à toa que é uma das palavras mais usadas em músicas românticas e poemas de amor. É tema recorrente de livros e crônicas. Em dia 30 de janeiro é comemorado o Dia da saudade. Saiba mais sobre esse sentimento e tente fazer com que ele remeta a coisas boas e a pessoas maravilhosas.
A origem da palavra
Saudade tem origem no latim e é traduzida como solidão. A palavra ajudava a definir a solidão que os portugueses sentiam da sua terra ao estar no Brasil. A melancolia era tão forte que muitos alegadamente morriam por essa causa.
Já dizia Luís Vaz de Camões: “Quem traz à saudade a alma rendida, a saudade busca, onde descansa: mas o descanso dela encurta a vida.”
Por que sentimos saudade
Sentir saudade é algo que faz parte da vida. Todos sentem. Mas cada pessoa sente de alguma maneira e é influenciada por lembranças e estrutura emocional. Esse sentimento tem relação com sentir-se protegido, com menos responsabilidade com coisas e pessoas alheias e mais tempo para si.
Em muitos casos, a pessoa demonstra o sentimento não apenas sobre o que o outro representava pra ela, mas também do que ela era ao lado dessa pessoa.
Também pode estar ligado a lembranças gostosas de tempos passados, como a própria infância ou de quando os filhos eram pequenos, por exemplo. Ainda é muito comum idealizar um passado que talvez nem existiu.
Como lidar com a saudade
Lembre-se: é natural sentir saudade. Esse sentimento faz parte da vida e nos ajuda na construção da nossa maturidade emocional. Mas saber como lidar com ela é importante para que ela nos ajude a crescer. Veja algumas dicas:
1. Tenha compreensão da realidade
O passo mais importante é se conhecer, saber quem você é. Depois disso, permita-se a reviver o passado e lembrar-se de como era, de quais pessoas e situações foram importantes.
Isso ajuda você a compreender o presente. Feito isso, reinvente-se. Faça coisas que deixem você feliz e que não lhe deixe preso no passado.
2. Busque crescer
Encare suas feridas emocionais e seus sentimentos como algo importante, que influenciam a sua estrutura. Não fuja do passado, mas encare a saudade como algo para o crescimento pessoal.
3. Saiba conviver com o sentimento
O segredo para a felicidade não é esquecer, mas sim saber conviver com a saudade.
4. Permita-se chorar
Se você tem mágoa de alguém, ou mesmo de você, resolva essa situação. Fale quando necessário e chore se precisar. Isso alivia a tensão.
5. Cultive as lembranças
Se você sente falta de alguém que já se foi, veja fotos, vídeos e relembre momentos felizes com aquela pessoa. Você não deve excluir a pessoa das suas lembranças. Mas faça com que a lembrança seja vivida de maneira gostosa.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!