Pele

Nutricosméticos funcionam? Conheça o seu efeito sobre a pele

Por Redação Doutíssima 08/02/2015

Os nutricosméticos funcionam muito bem para diminuir as celulites, fortalecer unhas e cabelos e melhorar a hidratação da pele. Eles são cápsulas compostas por aminoácidos, minerais, vitaminas, fitoterápicos e outros nutrientes bioativos de origem vegetal.

nutricosmeticos funcionam

O uso de cápsulas para repor nutrientes deve ser feito com acompanhamento médico. Foto: iStock, Getty Images

Ao contrário dos nutracêuticos que são benéficos para a manutenção da saúde do corpo, os nutricosméticos funcionam como instrumentos de tratamentos estéticos.

 

Cada cápsula possui quantidades de nutrientes acima das indicadas para a ingestão diária de uma pessoa e, por isso, são benéficas.

 

Nutricosméticos funcionam de dentro para fora

Os nutricosméticos funcionam como repositores dos nutrientes que faltam em nosso organismo, e que não conseguimos atingir com uma alimentação equilibrada. Seus componentes repõem substâncias essenciais para evitar o aparecimento de rugas, flacidez e outros problemas precoces de pele.

 

Além disso, as pílulas são capazes de prevenir o corpo contra outros tipos de radicais livres, bem como acelerar o metabolismo e por consequência auxiliar na eliminação de gorduras.

 

Por conta destes aspectos, os nutricosméticos proporcionam uma beleza que vem de dentro para fora.

 

Nutricosméticos funcionam, mas é preciso cuidado

Mesmo sabendo que os nutricosméticos funcionam, é preciso consultar um médico antes de ingerir qualquer um deles. Embora sejam encontradas em farmácias e vendidas sem uma receita médica, as pílulas são contraindicadas para meninas menores de 18 anos.

 

A alergia a algum dos componentes da fórmula pode causar graves problemas de saúde, por isso é necessário ficar atenta às bulas. Gestantes e mulheres em fase de amamentação só podem tomar o medicamento sob prescrição médica, bem como portadoras de doenças renais, diabetes e hipertensão.

 

Por vezes, os problemas de pele ou queda de cabelo não são causados pela falta de nutrientes no corpo. Nestes casos, os nutricosméticos não farão efeito. Ao contrário disso, a sobrecarga de certas substâncias no organismo pode causar problemas de saúde ou efeitos contrários, como infecções de pele.

 

É importante salientar também que as pílulas não fazem milagres sozinhas. Para ter a pele e os cabelos saudáveis, é preciso usar cremes hidratantes de qualidade todos os dias, bem como manter uma alimentação saudável e com presença de frutas e verduras.

 

Os nutricosméticos que auxiliam no bronzeado precisam ser tomados por um mês antes e depois da exposição ao sol, bem como durante o período. Mas atenção, o seu consumo não dispensa o uso do protetor solar.

 

Tomar mais de um tipo de pílula ao mesmo tempo não é contraindicado, desde que tenha acompanhamento médico e ambas não tenham o mesmo efeito. Por exemplo, tomar uma para hidratar a pele e outra para fortificar o cabelo.

 

Os resultados dos nutricosméticos

 

Geralmente, os nutricosméticos funcionam a partir de um mês de uso regular. Porém, alguns efeitos leves e singelos já podem ser percebidos com duas semanas de consumo. A quantidade de pílulas que você vai ingerir por dia dependerá da marca e da indicação médica.

 

O ideal é tomar o medicamento por três meses sem interrupção, para que o organismo absorva todos os nutrientes. O tempo máximo de tratamento indicado é de seis meses, sendo que alguns precisam ser retomados periodicamente para a manutenção dos resultados.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!