Pele

Confira 6 dicas antirrugas que vão rejuvenescer sua pele

Por Redação Doutíssima 26/08/2014

O envelhecimento é algo inevitável e ele costuma aparecer na pele, gerando uma corrida por dicas antirrugas, em especial entre as mulheres. Não é preciso se sujeitar à ação do tempo, por isso, precisamos cuidar muito bem do nosso corpo desde cedo. Uma vida saudável, com uma boa alimentação e a prática de alguma atividade física regular são a chave da longevidade e da preservação do nosso organismo.

Adote dicas antirrugas para proteger a pele

Quem mais sofre com o passar dos anos é a nossa pele, já que é ela que fica exposta aos raios solares e a outros agentes externos, como poluição, sujeira e bactérias. Mas com os cuidados certos é possível manter a pele bonita e saudável. Basta criar uma rotina diária, incluindo as dicas antirrugas que este artigo sugere a seguir.

dicas-antirrugas

Contra as rugas, use protetor solar todos os dias, em todas as estações do ano. Foto: Shutterstock

Conheça e se inspire em 6 dicas antirrugas

1. Proteja a sua pele

A número um nas dicas antirrugas sempre será proteger a sua pele dos raios UVA e UVB, usando protetor solar todos os dias, em todas as estações do ano, faça chuva ou faça sol.

Aplique seu hidratante primeiro e depois uma camada de protetor solar, com no mínimo FPS 30, pelo menos 20 minutos antes da exposição ao sol, em todas as áreas expostas do corpo, incluindo o pescoço.

Além disso, procure um protetor labial e creme para a área dos olhos que contenham proteção solar para a melhor proteção antienvelhecimento.

2. Invista nos antioxidantes

Coloque em sua dieta alimentos ricos em antioxidantes, como frutas e legumes. A boa saúde da pele está devidamente ligada a uma boa alimentação. Antioxidantes como a vitamina C , Q10, o ácido alfa-lipóico e chá verde / branco combatem os radicais livres que danificam a sua pele.

Topicamente, a vitamina C é, provavelmente, o mais poderoso antioxidante para a pele, cientificamente comprovada para estimular a produção de colágeno e clarear o tom da pele em geral. O chá verde é outro antioxidante popular e o seu consumo pode ser uma boa alternativa e uma das boas dicas antirrugas.

3. Consuma alimentos com ômega-3

Este ácido graxo essencial promove a formação de células saudáveis, o que torna a pele mais suave e flexível. Por isso, coma mais salmão, atum, nozes, couve, espinafre e abóbora para a manter a pele jovem. O óleo de linhaça também contém altos níveis de ômega-3 e pode ser usado na salada.

4. Evite o álcool

Esta é outra das dicas antirrugas principais, não só pela beleza da pele, mas por razões de saúde. Beber álcool sobrecarrega o fígado, o que está ligado diretamente com a sua pele e a baixa produção de colágeno, que é fundamental para a elasticidade da pele. O álcool também é um diurético e desidrata o corpo.

5. Pare de fumar

Fumar reduz a produção de colágeno e elastina da pele, fazendo com que as marcas da idade comecem a surgir precocemente. Além disso, o tabagismo empobrece o corpo de vitamina C, que é necessária para manter a pele saudável.

6. Diminua o consumo de açúcar

Aquele velho ditado que diz que você é o que você come está diretamente ligado as dicas antirrugas, já que os principais cuidados estão na alimentação.

O consumo excessivo de açúcar pode causar uma pele sem brilho e rugas prematuras, devido a um processo no corpo chamado glicação. Este processo natural promove danos ao colágeno que, uma vez danificado, torna-se frágil resultando na flacidez da pele.

De acordo com um estudo britânico, estes efeitos começam em torno dos 35 anos de idade. Por isso, limitar a ingestão de açúcar não só faz bem para a sua cintura, mas para a pele.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!