Estética > Pele

Conheça o dermarollerpara regenerar a pele e tratar a acne

Por Redação Doutíssima 27/05/2014

O dermaroller é um equipamento composto de um pequeno cilindro, incrustado por centenas de imperceptíveis agulhas e que possui a finalidade de provocar micro-lesões na pele, através de furinhos, deixando áreas ao redor intactas, para que estas contribuam na regeneração da lesão provocada. O dermaroller é um tipo de aparelho que só pode ser manejado por médicos.

Suas indicações são para os casos de rejuvenescimento da face, do pescoço, da orelha e das mãos, acne e cicatrizes, além de estrias e cicatrizes em geral (para melhorar o aspecto delas), rugas e linhas de expressão, flacidez leve, poros abertos e no auxílio de tratamento de manchas.

Aparelho pode ser procedimento estético eficaz para o rejuvenescimento da face. Foto: Shutterstock

Aparelho pode ser procedimento estético eficaz para o rejuvenescimento da face. Foto: Shutterstock

Muito empregado em tratamentos estéticos nos Estados Unidos, o dermaroller pode ser utilizado tanto por homens quanto por mulheres, desde o mais simples tratamento de estrias e cicatrizes em pessoas jovens, como também em pessoas idosas, para suavizar as rugas e a flacidez ou estimular a revitalização da pele.

Como acontece com todo o procedimento médico, sempre existe algum risco no uso do dermaroller, até mesmo porque o aparelho provoca lesões na pele. Não são descartados casos de infecção, de herpes, de cicatrizes e até mesmo a formação de queloides (cicatriz endurecida e saliente), mas em pacientes propensos a essa condição.

Como funciona o dermaroller

Ao fazer o ralamento do dermaroller na pele, ocorrem milhares de micro-furos, resultando numa lesão intencional. Como há pele intacta ao redor do furinho, ela reage para cicatrizar a pele agredida. Ao fazer isso, grande quantidade de colágeno é formado em toda a área.

A pele regenerada estará mais firme e regenerada uniformemente. Ou seja, em torno destas mínimas lesões, existem áreas intactas de pele, o que é determinante para uma rápida recuperação do paciente submetido a esse tipo de tratamento.

O dermaroller é um equipamento de fácil manejo, no entanto, nas mãos de um médico treinado para isso. O tempo de procedimento não passa de vinte minutos, conforme a área a ser tratada, porém, esse tempo é precedido de 40 a 60 minutos com anestésico tópico sobre a área. Com a adoção dessa medida, praticamente não há dor durante o procedimento.

Eficácia do dermaroller

Os resultados do dermaroller são evidenciados já após a primeira sessão e de forma muito positiva. Usualmente, são necessárias três sessões com espaçamento de 4 a 6 semanas, dependendo da finalidade do tratamento e de que tipo de agulhas são usadas. É importante salientar que todo procedimento estético necessita de manutenção para obter maior durabilidade, inclusive o dermaroller.

A pele pode apresentar vermelhidão (hiperemia) após o tratamento, com duração de até dois dias. Mas isso pode ser disfarçado com uma simples maquiagem. Entretanto recomenda-se maquiagem só depois de 24 horas da aplicação do dermaroller.

Embora seja um procedimento tranquilo, o dermaroller também necessita cuidados. Ele possui efeito praticamente igual ao laser e os cuidados pós-tratamento são necessários. Entre eles, o mais importante é o uso intensivo de protetor solar de boa qualidade, com fator de proteção 30 ou mais. Preste atenção nas recomendações médicas e obtenha o melhor dos resultados do dermaroller.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

 

Gordura abdominal e celulite? Saiba como reduzir

Cremes para celulite: mito ou verdade?

Nutricionista ensina a enfrentar de vez o fantasma da celulite

7 Maneiras de combater a celulite

5 Soluções imediatas contra a celulite

Aprenda a fazer a ginástica anti celulite

6 Tratamentos que prometem reduzir a celulite