Guia do Crossfit

Comece a correr agora! Saiba como a corrida pode aumentar a sua expectativa de vida

Por Redação Doutíssima 16/05/2014

Além de ter um efeito benéfico na saúde de seus praticantes, a corrida é um ótimo catalisador de longevidade. De acordo com um estudo dinamarquês, correr moderadamente durante uma ou duas horas por semana pode aumentar a expectativa de vida em até 6 anos.

A prática desta atividade física, quando realizada em um ritmo lento ou médio, pode reduzir o risco de morte em 44%, fazendo com que os homens vivam, em média, 6,2 anos a mais e, as mulheres, 5,6 anos.

Corrida também aumenta a nossa queima calórica e a nossa taxa metabólica. Foto: Shutterstock

Corrida também aumenta a nossa queima calórica e a nossa taxa metabólica. Foto: Shutterstock

A corrida é uma forma de exercício aeróbio, de longa duração e contínuo, que estimula o sistema vascular e cardiorrespiratório. Segundo a educadora física e personal trainer Simone Palmeiro, exercícios regulares, como a corrida, fazem nosso coração, pulmões e vasos sanguíneos se tornarem mais fortes e eficientes. “A atividade também aumenta a nossa queima calórica e a nossa taxa metabólica. Tudo isso ajuda no controle do peso e na prevenção de muitas doenças”, explica.

Benefícios da corrida

A prática diária de forma moderada melhora a captação de oxigênio, reduz a pressão arterial, previne a obesidade e melhora a função cardíaca e psicológica. Além disto, oferece outros inúmeros benefícios para a saúde do indivíduo, como aumentar a sensibilidade à insulina e equilibrar os níveis de lipídios no corpo.

“Por se tratar de um exercício de impacto, a corrida também ajuda no aumento da densidade óssea, deixando os ossos mais fortes. Sendo assim, a corrida se torna uma grande aliada a nossa saúde e qualidade de vida”, afirma Simone.

Caso você não seja um adepto da prática, insira a corrida em sua rotina de vida para poder aumentar a sua expectativa de vida. Correr é uma atividade simples que pode ser realizada em ambientes fechados ou ao ar livre, que é a opção mais indicada. “A corrida não requer muito equipamento, basta um bom tênis e pode ser praticada em qualquer estação do ano”, salienta a educadora física.

No entanto, ela alerta para alguns cuidados que devem ser adotados antes de se iniciar a atividade. “Se você deseja começar um treino de corrida procure seu médico para uma avaliação geral. Ele poderá ver em que condições se encontra seu corpo para que você não corra além de sua condição física. Além disto, procure um profissional da educação física para fazer o seu programa de exercícios, assegurando-se, assim, de um resultado eficiente e seguro”, pontua Simone.

Cuidados

Para evitar contratempos durante a corrida, é preciso também atentar para alguns obstáculos que podem surgir. A cãibra é um deles. Procure se hidratar adequadamente com água, sucos, isotônicos e com uma alimentação. Caso você sofra com falta de ar durante uma corrida, procure alternar com momentos de caminhada para ter uma breve recuperação. Assim, é possível prolongar a atividade aeróbia.

Durante a corrida, também é possível sentir um desconforto que afeta a parte lateral na região da barriga, conhecido por dor de lado. Este incômodo costuma ser provocado pela respiração (inspirar e expirar) incorreta. Faça um aquecimento mais prolongado, como uma boa caminhada, e diminua o ritmo, controlando a respiração.

Outro inconveniente que pode surgir é a formação de bolhas nos pés, que geralmente é causada pelo uso de tênis apertado ou inadequado para a corrida. Use um calçado adequado para a atividade e mantenha a pele dos pés bem hidratada para afastar este tipo de problema.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Correr ou caminhar? Você escolhe

5 mitos sobre a corrida de distância

Entre para um clube de corrida

6 maneiras de potencalizar a caminhada ou corrida na esteira

Entorse de tornozelo: cuidado com a sua corrida

8 dicas para iniciar a prática de corrida de longa distância

Corrida para iniciantes: manual prático para quem quer começar a correr