Guia do Crossfit

Crossfit para idosos fortalece músculos e faz bem ao coração

Por Redação Doutíssima 04/08/2014

O crossfit é uma modalidade para todas as idades – até mesmo para crianças e idosos. Você nunca é velho ou jovem demais para se manter ativo. Porém, quando chegamos a uma certa idade, precisamos de uma maior aptidão para conseguir nos manter mais independentes. É aí que entra em cena o crossfit para idosos.

crossfit-para-idosos

Prática do crossfit para idosos é aliada do envelhecimento tranquilo e saudável. Foto: Shutterstock

Atividade física na terceira idade

Conforme a idade avança, os exercícios com movimentos funcionais são bastante fundamentais, pois melhoram a densidade óssea, reduzem a pressão arterial, aumentam a força, além de assegurar a capacidade de realizar tarefas básicas necessárias para levar uma vida plena e sem muitas limitações.

Com isso, o crossfit para idosos pode ser uma ótima alternativa para quem está em busca de uma atividade física que pode contribuir para um envelhecimento tranquilo e saudável, sem muitas privações. Esse tipo de exercício pode beneficiar o corpo e a mente da melhor idade.

Crossfit para idosos requer cuidados especiais

Antes de mais nada, você deve saber que as necessidades dos praticantes do crossfit para idosos são diferentes dos demais. Quem já passou dos 60 anos, precisa de mais competência funcional, e não de definição muscular.

No treino de crossfit, eles podem fazer todos os principais exercícios que qualquer outro praticante faria – mas devem respeitar seu próprio nível e seu próprio limite.

Para isso, eles precisam usar menos peso, fazer menos repetições e ter mais descanso, isso para permitir que os movimentos de um desafio se tornem mais seguros e confortáveis. No crossfit para idosos, três movimentos são o ponto de partida para o treinamento: agachar, levantar e empurrar.

O treino de crossfit vai manter o idoso longe de ser dependente de outra pessoa para os seus cuidados e para as suas necessidades pessoais. Além disso, irá ajudá-lo a se sentir bem emocional e psicologicamente.

Se não bastasse tudo isso, o crossfit é uma maneira de melhorar o humor e dar aos idosos uma atitude mais positiva. Porém, existem ainda mais outros benefícios ao participar de aulas de crossfit para idosos: melhora da resistência, melhora da flexibilidade e melhora da aptidão cardiovascular.

Como são as aulas de crossfit para idosos

Atividades de peso-rolamento tornam-se extraordinariamente importantes com o avanço da idade. Se nada for feito, os níveis da força, da massa muscular e da densidade óssea irão diminuir gradualmente. O treinamento de força é o caminho absoluto mais eficaz para travar e inverter este processo.

Um dos focos deste treino é o desenvolvimento da flexibilidade. Isto é absolutamente fundamental para manter as articulações saudáveis ​​e ajudar os participantes a ficarem livres de lesões. Cada turma começa com 10-15 minutos de mobilidade articular, como forma de aquecimento.

A aula termina com um treino condicionado para permitir aos participantes acompanharem com o seu próprio ritmo no crossfit para idosos. Estas podem ser feitas de forma mais lenta ou mais intensas.

Como o crossfit é feito em grupo, é uma das chaves reais para fazer o programa funcionar, já que é significativamente mais fácil para se manter motivado e muito mais agradável do que treinar sozinho.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!