Remédios Caseiros

Descubra remédios caseiros para combater a fadiga

Por Redação Doutíssima 22/10/2014

Quando não dormimos o suficiente ou, com muita frequência, chegamos em casa estressados após um dia inteiro de trabalho, é normal que nosso corpo sinta uma enorme fadiga e muito cansaço. O problema é que a situação pode se tonrar uma bola de neve – teremos menos energia para o próximo dia e, no final do expediente, nos sentiremos ainda mais esgotados.

A primeira coisa que temos que aprender é a não tratar essa situação como algo natural. Assim, além da mudança de hábitos, você pode tentar uma série de remédios caseiros que podem fazer a fadiga virar passado.

fadiga

Uma rotina estressante e poucas horas de sono podem ocasionar a fadiga e cansaço. Foto: iStock, Getty Images

Mudança de hábitos é o melhor jeito de combater a fadiga

Em alguns casos, o esgotamento é tão grande que a pessoa já acorda cansada e não consegue relaxar durante o resto do dia. A fadiga é a sensação de extremo cansaço, exaustão ou fraqueza, que pode tornar as tarefas do dia a dia ainda mais difíceis.

A melhor opção para acabar com a fadiga é promovendo mudanças nos costumes alimentares, diminuindo a bebida e praticando exercícios físicos. Não abrir mão de cerca de oito horas diárias de sono também é fundamental.

É claro que não faria mal ir até um médico, para que ele possa analisar o seu sangue e ver se não há indícios de hipotireoidismo, anemia ou deficiência de vitamina B12, condições que podem causar a fadiga, que muitas vezes pode ser acompanhada por falta de motivação e baixa libido.

Remédios caseiros para acabar com a fadiga

Além de mudar o seu estilo de vida, é possível utilizar alguns remédios caseiros. Conheça alguns:

Erva de São João

Tem sido usada há séculos para combater a ansiedade, os distúrbios do sono e a depressão, que são as principais causas da fadiga. Esta erva ajuda a recuperar a lucidez. Ela tem substâncias importantes que ajudam a inibir a quebra de neurotransmissores do cérebro.

Ginseng

Ginseng é uma planta muito usada para dar energia. Ele contém ginsenosídeos, fitoquímicos que ajudam o corpo a aliviar o estresse externo. Contém também antioxidantes, que melhoram o funcionamento do sistema imunológico.

O ginseng ainda ajuda a aliviar a fadiga em pacientes que sofrem de câncer e pode ser tomado por um longo período de tempo. Pode ser consumido como uma forma de chá ou suplemento.

Gingko Biloba

A gingko também, conhecido como “gingko biloba”, é uma excelente erva para a saúde. As suas folhas são usadas para tratar a ansiedade e depressão, por conterem antioxidantes que ajudam a melhorar a circulação sanguínea. O ideal é consumi-la na forma de chás.

Urtiga

A urtiga tem muitas propriedades naturais que ajudam a combater a exaustão e a fadiga crônica. A planta contém minerais, quantidades elevadas de clorofila, ácido málico, potássio, cobre, manganês, vitaminas e compostos anti-inflamatórios e antioxidantes, que ajudam a curar o corpo e a restaurar a energia.

Ela também ajuda a abrir os vasos sanguíneos e aumentar a circulação em todo o corpo, aliviando o cansaço. A melhor forma de consumi-la é como um tônico diário.