Remédios Caseiros

Como tratar anemia com remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 15/11/2014

A anemia acontece quando nosso organismo tem deficiência em algum nutriente essencial, o que ocasiona sintomas como fadiga corporal, palidez e apatia. Costuma haver dúvida de como tratar anemia, se  com remédios ou soluções caseiras. O importante é saber preveni-la em casa, com alimentos e receitas que estimulam a produção de hemoglobina. Confira, primeiramente, algumas dicas preventivas.

 

anemia

Mudanças na alimentação são fundamentais para acabar com a anemia. Foto: Shutterstock

 

Mudar hábitos alimentares previne anemia

 

Como tratar anemia também está relacionado ao que se come, é preciso incluir em cada refeição alimentos que sejam ricos em ferro: feijão, salsinha e açaí são exemplos. A farinha de trigo especial e o leite são enriquecidos com ferro, então é bom incluí-los em sua dieta diária. Junto com eles, consuma outros ricos em vitamina C, como laranja e acerola, que vão auxiliar na absorção do mineral. Outras frutas ricas em vitamina C são a tangerina, o abacaxi, o maracujá e o mamão.

 

anemia

Alimentação é fundamental no tratamento da anemia. Foto: Shutterstock

 

Café, chocolate e bebidas alcoolicas devem ser evitadas, pois prejudicam a absorção de ferro pelo organismo. Especialistas em tratamentos naturais afirmam: sem uma alimentação adequada não há como tratar anemia de forma correta. Porém, os alimentos não devem substituir as recomendações médicas. Converse com seu médico e fale das alternativas ou remédios caseiros que está usando para auxiliar no tratamento da anemia, mas não descarte os medicamentos receitados por ele.

 

anemia

Um dos principais sintomas da anemia é o cansaço. Foto: Shutterstock

 

O fígado e a carne vermelha magra são as melhores opções para incorporar proteínas animais à dieta de quem busca formas de como tratar anemia. Consuma também os peixes gordos, a exemplo da truta ou do salmão e mariscos.

 

A carne vermelha tem de ser consumida com muita moderação. Coma de duas a três vezes por semana, já que ela é rica em gordura saturada e, em excesso, pode elevar o colesterol. Já as carnes de frango e de peixe podem ser consumidas até duas vezes por dia.

 

anemia

 

Vegetais estão nas dicas de como tratar anemia 

 

Quanto aos vegetais, é importante que sejam consumidos. Na lista de dicas de como tratar anemia, não pode faltar  legumes como o feijão, ervilhas, soja, lentilha e os de folha verde como brócolis, acelga e espinafre. Dê preferência também aos cereais integrais, que auxiliam muito na melhora dos níveis de ferro e vão ser fundamentais no combate à doença.

 

Coma amêndoas, nozes, pistache, sementes de avelã ou de girassol. Dê preferência às versões naturais e sem sal, que são muito mais saudáveis. Mas, como tudo em excesso, pode fazer mal. Apesar de fazerem bem ainda para o coração e para o cérebro, devem ser consumidas com moderação, pois também possuem muita gordura.

 

anemia

É importante informar-se sobre seu quadro de anemia. Foto: Shutterstock

 

Entre as dicas de como tratar anemia, alguns segredos podem estar nos alimentos consumidos durante o lanchinho da tarde Opte por figo, passas ou ameixas secas, azeitonas ou tâmaras, que são ricos em ferro, excelentes para equilibrar os níveis de hemoglobina no seu organismo.

 

anemia

Consulte seu médico se suspeitar de sintomas de anemia. Foto: Shutterstock

 

Sintomas da anemia

 

Aprenda a identificar os sintomas da doença e, ao menor sinal de dúvida, procure ajuda e orientação médica para não errar nas orientações de como tratar anemia. Entre os principais sintomas da doença estão infecções frequentes, dificuldade em pensar, dores de cabeça e tonturas, fadiga e fraqueza, pele e lábios pálidos, falta de ar, irregularidade menstrual e dormência nas extremidades. Unhas fracas e queda de cabelo também podem indicar queda na produção de hemoglobina.

 

 


Sites parceiros