Filhos

Bruxismo infantil tem cura? Descubra e aprenda como tratar

Por Redação Doutíssima 16/02/2015

Cada vez mais frequente nas crianças, o bruxismo infantil tem gerado uma grande preocupação nos pais. Caracterizado por ser o ato de ranger ou apertar os dentes durante o dia ou à noite, o bruxismo causa o desgaste da superfície dentária e desconfortos musculares e articulares.

bruxismo infantil

Bruxismo em crianças pode se relacionar com aspectos psicológicos da rotina. Foto: iStock, Getty Images

Ainda não há uma cura para o bruxismo. No entanto, há medidas de controle dos fatores locais, sistêmicos e, principalmente, dos psicológicos.

 

Em grande parte dos casos, o bruxismo infantil está relacionado com alguma alteração de rotina da criança.

 

Aspectos psicológicos, como agressão reprimida, frustrações e problemas escolares são objetos de uma atenção particular. O distúrbio pode estar relacionado à dificuldades psicológicas da criança em assimilar e exteriorizar o problema.

 

O problema também pode estar relacionado à interferências oclusais e anormalidades de oclusão dentária. O distúrbio em crianças também pode ter sua origem em virtude de causas sistêmicas, como a asma, as alergias respiratórias e os distúrbios gastrointestinais.

 

Casos de bruxismo infantil aumentam

 

Estima-se que em torno de 6% e 20% das crianças sofrem, em algum momento, episódios de bruxismo. Crianças na fase de transição da dentição de leite para a dentição permanente costumam apresentar o bruxismo infantil.

 

Até os seis anos de idade, a criança, por meio dos movimentos de lateralidade, pode apresentar uma abrasão das pontas dos caninos, sendo que esta atividade muscular ativa o crescimento e desenvolvimento fisiológico das bases ósseas.

 

Este quadro de bruxismo, conhecido como fisiológico, é normal e transitório, porque há uma mudança na oclusão da criança e isso faz com que ela tente achar uma posição mais confortável.

 

Os pais devem ficar atentos para o bruxismo infantil de origem patológica. Neste caso, o desgaste dental é mais relevante e a criança pode apresentar dores musculares, dores de cabeça ou dores na ATM (Articulação Temporomandibular).

 

O diagnóstico preciso é bastante difícil por se tratar de um problema com causas multifatoriais.

 

Tratamento para o bruxismo infantil

 

Como não há muitas certezas sobre as causas do bruxismo infantil, cada paciente deve ser analisado e tratado individualmente pelo dentista.

 

Se a causa do problema for gerada por uma interferência dental, um pequeno ajuste oclusal ou o uso de aparelho ortodôntico será necessário, a fim de proporcionar maior conforto e equilíbrio para essa mordida.

 

O uso de placas de mordida para crianças não é recomendado pelo fato de poder interferir no crescimento natural da arcada dentária.

 

Por isso, a idade para se começar algum tratamento depende da gravidade do caso e da colaboração da criança, sendo que, algumas vezes, pode ser necessária a ação de outros profissionais da saúde, como pediatras, psicólogos, otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos.

 

No caso do bruxismo ser de origem emocional, o passo mais importante para tentar curar ou pelo menos diminuir o bruxismo é cortar a tensão psicológica. Isto pode ser feito por meio de esportes, ioga e exercícios de relaxamento em associação com algum tratamento psicológico.

 

Se a origem do problema se der em decorrência de distúrbios psiquiátricos, como depressão e ansiedade, eles devem ser medicados, se necessário. A psicoterapia é uma boa aliada para ajudar a identificar e tratar as dificuldades emocionais associadas ao bruxismo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!