Fertilidade

Aprenda a calcular os dias férteis para engravidar

Por Redação Doutíssima 17/02/2015

Você quer saber como calcular seus dias férteis para engravidar? Primeiro, precisa entender como funciona o ciclo menstrual da mulher.

 

dias ferteis para engravidar

O cálculo do período fértil não deve ser utilizado como método contraceptivo. Foto: iStock, Getty Images

 

A menarca, como é chamada a primeira menstruação da menina, ocorre normalmente entre os nove e quatorze anos. Nesse meio tempo, é possível reconhecer os sintomas que antecedem a primeira menstruação.

O crescimento de pelos pubianos e o desenvolvimento das mamas são os sintomas mais visíveis. Após a primeira menstruação, é importante ficar atenta ao ciclo menstrual da menina.

Como calcular os dias férteis para engravidar

Antes de querer identificar os dias dias férteis para engravidar, é importante saber que esse método não é considerado contraceptivo. Ele não protege você contra possíveis contaminações por DSTs e, muito menos, é 100% eficaz para evitar a gravidez.

Então, depois de menstruar, anote o dia que ocorreu a menstruação pelos próximos seis ciclos. Após esse processo, conte o tempo de intervalo entre o primeiro dia de menstruação de um mês até o primeiro dia do próximo ciclo.

Faça uma média e, desse valor, você vai subtrair 14 dias.  Esse resultado você usará para identificar os seus dias férteis para engravidar.

Por exemplo, a média normal do ciclo menstrual é de 28 dias. Subtraia 14 de 28 e terá 14 dias. Logo, deve contar 14 dias depois do primeiro dia de menstruação e esse será, provavelmente, o seu período fértil.

Após utilizar esse método para descobrir os seus dias férteis para engravidar, não deixe de utilizar a camisinha quando for manter relações sexuais.

Esse processo não pode ser usado como método contraceptivo. Sem camisinha, você não está protegida das DSTs. Mesmo casais que mantêm um relacionamento duradouro devem usar camisinha.

Dias férteis para engravidar e ciclo menstrual

A mulher nasce com a quantidade de óvulos que podem ser fecundados durante seu período fértil ao longo de sua vida. Quando a fecundação do óvulo não ocorre, acontece a descamação do endométrio.

Essa descamação é chamada de menstruação. A função do endométrio é revestir o útero, proteger e nutrir o embrião que se fixa nessa região.

Muitas mulheres sofrem com o ciclo irregular. Saiba que você pode calcular seus dias férteis para engravidar mesmo que seu ciclo menstrual não seja regular. Para isso, você deve considerar seus últimos seis a 12 ciclos menstruais.

Identifique o ciclo maior e o ciclo menor que teve nesses meses. Do ciclo menor, terá que subtrair 17 dias e do ciclo maior 12. O resultado obtido dos dois será o seu período fértil.

Por exemplo, seu ciclo menor teve 24 dias e seu ciclo maior teve 24 dias. Logo, terá que realizar a seguinte equação: 24-12= 12 e 31-12=19. Entre os dias 12 e 19 será o seu dia fértil.

É importante que a mulher não tome a decisão de engravidar sozinha. Ficar grávida é uma responsabilidade do casal, não apenas da mulher.

Se o casal estiver encontrando alguma dificuldade em relação à fertilidade, é importante que, tanto o homem quanto a mulher, procurem um médico para que seja identificado o problema. Existem muitos tratamentos para fertilidade que podem resolver esse problema.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!