O horário de verão 2015 termina à meia-noite do dia 22 de fevereiro. Depois de alguns meses em vigor, a economia no consumo de energia na hora de pico deve chegar a 4,5%, o que significa em dinheiro, algo como R$ 405 milhões, segundo o governo.
Esta redução daria para abastecer a metade da população da cidade do Rio de Janeiro, que é de 6,4 milhões de pessoas, ou ainda 75% da carga necessária no horário de maior consumo em Curitiba.
Aproveite o restante do horário de verão 2015
Para quem curte um dia mais longo, com sol até quase 20 horas, é bom aproveitar os últimos momentos do horário de verão 2015 – os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste mais o Distrito Federal adiantaram o relógio em uma hora no dia 19 de outubro de 2014 .
A partir do dia 22 de fevereiro, ficar uma hora a mais na beira da praia ou fazer aquela caminhada no início da noite só sob a luz da lua.
Nos primeiros dias, até pelo menos, o início do outono, ainda é possível ter a claridade do sol até as 19 horas, mas depois da segunda quinzena de março, o anoitecer começa lá pelas 17h30. Por isso, aproveite para curtir o restinho do horário de verão.
Qual o propósito do horário de verão
O horário de verão foi instituído no Brasil entre os anos de 1931 e 1932. A ideia do início se mantém no horário de verão 2015: economizar energia no horário de maior consumo nas regiões mais populosas.
Com mais luminosidade natural no início da noite, as pessoas ficam mais tempo na rua e dividem o pico de energia, que geralmente acontece em torno de 19 horas.
Neste horário, chuveiros, televisores e luzes são ligados ao mesmo tempo, causando o tão falado ‘pico’.
Com o horário de verão, há redução do risco de falta de energia, melhor aproveitamento das usinas geradoras de energia e a diminuição da possibilidade de usar termoelétricas para o abastecimento energético da população.
No hemisfério Sul, região onde fica o Brasil, os dias mais longos acontecem entre outubro e março. Já no hemisfério Norte, o período é entre abril e outubro. Cerca de 70 países adotam o sistema de horário de verão, entre eles Argentina e Estados Unidos.
Decisão de não prorrogar o horário de verão 2015
Até a metade de fevereiro, o governo federal estudava adiar o término do horário de verão 2015. A ideia foi cogitada como forma de economia de energia, levando em consideração o contexto da crise em que vive o setor elétrico, devido à falta de chuvas nas regiões Sul e, principalmente, no Sudeste.
A decisão de encerrar o horário de verão 2015 na data prevista inicialmente, 22 de fevereiro, foi mantida após o governo considerar que a economia – ao adiar o término – seria nula.
Isso porque boa parte dos estados brasileiros voltam a ter as noites mais longas, com a proximidade do fim do verão, o que aumentaria o consumo de energia no início da manhã. Por isso, a ideia foi descartada.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!