Exercícios

Exercícios de verão: confira ideias de atividades para se mexer

Por Redação Doutíssima 26/11/2014

Com a chegada do verão, o clima se torna mais favorável para a prática de exercícios físicos ao ar livre. Além do tempo extra que o horário de verão proporciona, o clima mais quente nos deixa mais dispostos a encarar uma caminhada ou uma corrida.

 

Há diversas outras modalidades esportivas que, além de auxiliarem a manter o corpo em dia, também podem prevenir vários problemas de saúde. Confira aqui algumas dicas de atividades e exercícios de verão.

 

exercícios-de-verão

Caminhada ou corrida ajuda a manter a forma e perder calorias. Foto: iStock, Getty Images

Caminhada está entre os exercícios de verão

Caminhar é parte da rotina de muitas pessoas diariamente. Como modalidade de exercício físico, ela é bastante simples e pode ser feita em inúmeros lugares. No parque, na rua ou na praia, ela é a prática mais comum durante o verão.

Além de auxiliar quem quer perder peso, a caminhada é um dos exercícios de verão que previne os problemas cardiovasculares. Para proteger os calcanhares, a coluna e os tornozelos, busque sempre caminhar em lugares mais planos. Além disso, usar tênis e meias deixa os pés mais confortáveis.

Também recorra às roupas mais leves e de algodão. Hidrate-se sempre que possível e não se esqueça de respeitar seu ritmo. Caminhando regularmente, você pode perder até 550 calorias em 1 hora.

Quem está na praia e quer fazer uma caminhada à beira-mar precisa tomar alguns cuidados mais específicos. Com os pés descalços, aproveite para utilizar protetor solar e vá após às 16 horas para o mar.

Caminhe sobre a areia molhada ou com a água até os tornozelos. Além de refrescar, a caminhada na areia deixa as pernas mais firmes e trabalha os glúteos. Cerca de 540 calorias são eliminadas com essa prática.

 

Vôlei é ideal para praticar na praia

Na praia, uma boa ideia entre os exercícios de verão é o vôlei. Em cerca de 1 hora você perde 300 calorias, melhorando o condicionamento do corpo, aumentando sua agilidade, trabalhando a coordenação motora e fortalecendo os músculos.

O cuidado que se deve ter é com os joelhos, que podem sofrer impactos fortes. Evite superfícies mais fofas, dando preferência à areia dura próxima à água.

 

Frescobol é tipicamente brasileiro

Criado no Brasil, na década de 20, o frescobol é um dos exercícios de verão mais praticados nas praias. Com apenas uma raquete e uma bola, é possível praticar a atividade que queima 380 calorias por hora. O jogo, que pode ser feito em duplas ou grupos, melhora a coordenação motora e a rapidez de raciocínio.

 

Cuidados para praticar os exercícios de verão

Além de beber muita e água e manter-se hidratado, é muito importante cuidar os horários para praticar os exercícios de verão. Evite sair ao sol entre 10 e 16 horas. Também se alongue sempre antes das atividades, esticando cada membro do corpo.

Caso sinta dores fortes durante algum exercício, pare e busque auxílio médico. Não coma demais, dando preferência a alimentos mais leves, como frutas e verduras.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!


Sites parceiros