Dica do Nutricionista > Nutrição

Alimentos da estação: o que incluir no cardápio

Por Redação Fortíssima 27/05/2016

Os alimentos da estação trazem benefícios não só para a saúde, mas também para o bolso, pois ficam mais acessíveis na sua temporada. A boa notícia é que o outono é a época que mais possui opções de frutas, verduras e legumes, aumentando a possibilidade de variar o cardápio e garantir refeições nutritivas.

Com as temperaturas ficando mais baixas, vale lembrar que algumas mudanças na alimentação são necessárias. O ideal é optar por comidas que ajudem a fortalecer o sistema imunológico, aqueçam o organismo e proporcionem hidratação extra, já que é normal diminuir o consumo de água nos dias mais frios.

Principais alimentos da estação

Para garantir a alimentação adequada para a época e ainda aproveitar os alimentos da estação, que ficam mais acessíveis e saborosos, confira as opções mais indicadas e como incluí-las no cardápio de maneira prática e deliciosa.

Abacate

Fonte de gordura boa e vitaminas A, B, C, K e E, além de minerais como cálcio, ferro, manganês, potássio, sódio, fósforo e zinco, a fruta proporciona grande sensação de saciedade. Também é rica em em ácido oleico, substância que protege o organismo contra o acúmulo de colesterol ruim e ajuda a manter as taxas do colesterol bom no sangue.

Abóbora

Outra opção de alimento da estação, a abóbora conta com poucas calorias e é fonte de vitamina A, B, C, E e K, além der minerais como ferro, cálcio, magnésio, fósforo, manganês e zinco. Uma boa pedida é ser consumida como acompanhamento no almoço ou na sopa.

Batata-doce

A batata-doce é aliada na perda de peso e ganho de massa muscular, mas também contribui para o fortalecimento do sistema imunológico. Tudo isso devido à alta concentração de amido resistente – um tipo de carboidrato de médio índice glicêmico –, além de manganês, magnésio, cálcio, fósforo, potássio e vitamina A.

Alimentos da estação

O abacate garante muitos nutrientes e possibilita receitas diferentes e deliciosas. Foto: iStock, Getty Images

Como incluí-los no cardápio

Que tal aproveitar os alimentos da estação para preparar uma receita diferente e saborosa com abacate? Já a abóbora e a batata-doce são ótimas opções de acompanhamento para as refeições principais, além de ficarem deliciosas assadas.

Salmão com purê de abacate

Ingredientes

Para o purê

300 g de abacate

1 cebola pequena picada

½ dente de alho

2 colheres de sopa de salsinha picada

1 colher de sopa de manjericão picado

1 colher de sopa de suco de limão

1 colher de sopa de mostarda

2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem

Sal marinho e pimenta a gosto

Para o salmão

4 pedaços de salmão

Sal marinho e pimenta a gosto

Óleo de abacate para untar

Modo de preparo

Para fazer o purê, basta bater todos os ingredientes relacionados no processador ou liquidificador, até forma uma pasta homogênea. Reserve. Tempere o salmão com sal e pimenta. Unte uma forma com o óleo de abacate e coloque o salmão já temperado em fogo médio.

Espere de 35 a 45 minutos, até que ele fique dourado. Coloque o purê de abacate em um prato e o salmão por cima. Está pronto um cardápio leve, saudável e nutritivo com um dos alimentos da estação.

E você, costuma consumir alimentos da estação? Conte para a gente nos comentários.