Saúde Mental

Corpo bonito: entenda os benefícios além da estética

Por Redação Doutíssima 22/02/2015

A melhor forma de se conquistar um corpo bonito é malhando e mantendo uma alimentação regrada, isto é um fato verídico. Entretanto, muitas pessoas buscam por práticas esportivas não apenas pelos resultados estéticos, mas principalmente pelo aumento na qualidade de vida.

 

corpo bonito

Os exercícios físicos ajudam a melhorar a concentração e a resistência física. Foto: iStock, Getty Images

 

Os ‘atletas de verão’ lotam as academias quando o tempo começa a esquentar. Afinal, todos querem exibir os músculos na praia ou na piscina. Porém, o fato é que menos da metade dessas pessoas pratica exercícios com a chegada do outono e o fim das férias.

A questão que fica é: será mais importante manter o corpo bonito ou estar saudável e de bem consigo mesmo?

 

Não é para ter um corpo bonito, é uma terapia

 

Os problemas e o estresse do dia a dia precisam ser liberados do corpo continuamente para que não gerem complicações em nossa saúde. Por conta disso, muitas pessoas procuram, nas atividades físicas, uma ‘válvula de escape’, e não apenas uma maneira de ter um corpo bonito.

Yoga, musculação, pilates, luta ou natação, não importa qual for a modalidade, o importante é sentir prazer ao realizá-la. A prática de qualquer atividade física estimula a produção de hormônios, como a serotonina e a endorfina, que proporcionam as sensações de prazer, bem-estar e bom humor.

 

Por esse fato, fazer exercícios físicos por, pelo menos, três vezes na semana ajuda no combate e no tratamento de sintomas de doenças psicológicas, como a depressão, a ansiedade e síndromes do pânico. Distúrbios do sono também são aliviados com a movimentação do corpo.

Para quem está largando o vício do cigarro, da bebida ou das drogas, os exercícios são fundamentais para evitar recaídas e crises de abstinência.

 

Aqui não tem Wi-Fi, as pessoas se comunicam 

 

A busca pelos exercícios físicos sem o objetivo de conquistar um corpo bonito é comum entre as pessoas que preferem a comunicação verbal. Em tempos de ascensão das redes sociais, os não adeptos a essa modinha procuram novas amizades nas academias, clubes e parques públicos.

A convivência diária nesses ambientes faz com que as pessoas criem intimidade, mesmo sem nunca terem se falado. Grandes amizades podem surgir em uma conversa casual durante o revezamento de aparelhos, no vestiário ou em uma corrida no parque.

 

Corpo bonito ou mente e organismo saudáveis?

 

A busca incessante pela perfeição vem tomando grande parte do tempo do ser humano, seja a estética, tendo um corpo bonito, a profissional, com o emprego dos sonhos, a amorosa, com um relacionamento estável, ou nos estudos, com as melhores notas da classe.

O que pouca gente sabe é que as atividades físicas proporcionam tudo isso de uma só vez ao corpo humano. Com exercícios contínuos, você é capaz de eliminar os quilos a mais e modelar seu corpo e, com isso, ganhar autoestima e autoconfiança.

 

Além disso, eles estimulam atividades cerebrais, como a concentração e a memória, diminuem os riscos de doenças cardiorrespiratórias, aumentam a resistência física e fortalecem o sistema imunológico. A flexibilidade, equilíbrio e disposição são impulsionadas e o desempenho sexual é aumentado.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!