[the_ad_group id="16401"]
Exercícios

Pratique exercícios físicos para gestantes e fique saudável durante a gravidez

Por Redação Doutíssima 03/02/2015

A prática de exercícios físicos para gestantes é de grande importância para as futuras mamães. As atividades ajudam a diminuir inchaços, fadiga e dores nas costas.

As gestantes, que antes praticavam exercícios físicos, podem manter a prática desde que o médico não faça restrições quanto a isso. Já as gravidinhas que levam uma vida sedentária devem procurar exercícios mais leves.

exercicios fisicos para gestantes

A prática e exercícios durante a gravidez ajuda numa gestação saudável e feliz. Foto: iStock, Getty Images

Sugestões de exercícios físicos para gestantes

 

O feto se fixa no útero apenas depois de três meses de gravidez, é após esse período que o médico deve fazer a liberação para a realização de atividade física. Essa recomendação varia conforme o histórico da gestante antes de engravidar, ou seja, se era sedentária ou se tinha uma vida ativa.

Caminhada

A caminhada previne contra hipertensão, diabetes e ajuda a regular o peso. A gestante deve ficar atenta quanto às condições do terreno no qual ela realizará a caminhada. Terrenos desnivelados não são recomendados.

Também é essencial que a gestante procure o seu obstetra para receber instruções referentes aos cuidados que deve ter durante a prática do exercício.

Hidroginástica

Essa atividade fortalece a região abdominal, trabalha o equilíbrio e  alivia a sensação de peso. Também é indicada para diminuir o impacto nas articulações.

Natação

Um dos exercícios físicos para gestantes mais indicados é a natação. Isso porque traz inúmeros benefícios: diminui dores musculares, ajuda a manter o condicionamento físico e melhora a circulação sanguínea.

Yoga

É um dos exercícios físicos para gestantes que mais diminui a sensação de falta de ar, pois proporciona maior flexibilidade ao sistema respiratório. O yoga melhora a oxigenação sanguínea, além de também ajudar na diminuir o inchaço nas pernas e a amenizar a ansiedade.

Pilates

Traz benefícios como respiração adequada, fortalecimento e relaxamento muscular. O pilates também diminuirá a incontinência urinária ao fortalecer o períneo, garante aos membros superiores maior resistência e aos inferiores ajuda na diminuição do inchaço.

Bicicleta ergométrica

Melhora a circulação sanguínea, regula o peso, fortalece a musculatura e é um exercício de pouco impacto. Futura mamãe, procure bicicletas horizontais por proporcionarem maior conforto.

Hidroterapia

É um dos exercícios físicos para gestantes que não têm impacto. Trabalha o equilíbrio e fortalece a região abdominal.

Musculação

Fortalece a musculatura como um todo e deve ser feita com o acompanhamento de um profissional de Educação Física ou fisioterapeuta para evitar lesões.

Reeducação Postural Global ou RPG

Alivia a dor, devido à atividade muscular ser desenvolvida de forma adequada. Trabalha o condicionamento cardiorrespiratório e pode ser feito desde o início da gravidez até o fim desse período

Exercícios físicos para gestantes exigem cuidados

 

Todos esses exercícios físicos para gestantes devem ser orientados e liberados pelo médico que acompanha a mulher. Quando a grávida for realizar os exercícios, é importante que sempre seja auxiliada por um profissional para que não ocorra nenhuma lesão ou esforço que possa colocar a gravidez em risco.

Qualquer alteração física, como dor, deve descrita ao médico para que seja melhor investigada.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]