Zen

Entenda por que o banho de mar é revigorante

Por Redação Doutíssima 29/01/2015

Verão, praia e um delicioso banho de mar. Não tem nada melhor, não é mesmo? Essa prática não causa apenas a sensação de bem-estar. A ciência já provou que esse banho pode ser revigorante. Isso porque a água salgada tira dores e relaxa todo o corpo.

banho de mar

Com propriedades medicinais, o mar ajuda a relaxar e a combater doenças. Foto: iStock, Getty Images

Além disso, o balanço e a quebra das ondas junto ao corpo, estimula a circulação e a renovação da pele e ainda promove uma drenagem linfática natural.

Banho de mar para tratar reumatismo e artrite

 

A água salgada do mar tem mais de 80 elementos químicos em sua composição. Os que mais se destacam são cálcio, magnésio, silício e zinco. Por isso, o banho de mar ajuda no tratamento de doenças como reumatismo, osteoporose e artrite. Já o cloreto de sódio e potássio, presente no sal marinho, tem propriedades antissépticas e cicatrizantes.

Esse banho delicioso também promove o relaxamento de tensões musculares, provoca o aumento da oxigenação das células e ainda estimula a circulação sanguínea periférica, ou seja, o sangue chega com mais facilidade aos pés e às mãos. O negócio é tão bom, que muitos médicos indicam o banho de mar para pessoas hipertensas e ansiosas.

Que tal ajudar sua tireoide com banho de mar?

 

A água marinha é salgada, portanto, tem iodo. Essa substância é vital para o bom funcionamento da glândula da tireoide, responsável pela regulação do nosso metabolismo. Por isso, quando você toma banho de mar com frequência é possível melhorar o funcionamento da tireoide.

O choque térmico provocado pela água fria e o ambiente externo estimula o metabolismo a funcionar mais rápido. O que é ótimo, pois, com isso, a tireoide começa a funcionar em ritmo mais acelerado. O resultado é uma pele mais bonita e uma pessoa mais bem humorada.

Mesmo com um dos litorais mais extensos do mundo, a maior parte dos brasileiros não tem acesso ao mar. Mas, se você quiser obter um pouco dos benefícios do banho de mar, que tal tomar um banho de sal grosso? Não é brincadeira. Tomar esse banho também ajuda a relaxar, a melhorar a circulação sanguínea e ainda promove um belo descarrego de energias negativas.

Para simular seu banho de mar em casa faça o seguinte: depois do seu banho convencional, passe sal grosso em todo o seu corpo, menos no pescoço e na cabeça. Deixe escorrer água.

Você pode fazer na banheira. Para isso, coloque um punhado de sal grosso junto à água e deite por alguns minutos. Se preferir, você pode ainda fazer um escalda-pés com sal grosso.

Em um balde, coloque um punhado de sal grosso e água morna. Coloque os pés dentro d’água por uns 30 minutos e depois seque. Certamente, qualquer uma dessas técnicas te ajudará a revigorar as energias.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!