Não é só clima que é afetado pela troca de estações. A chegada do outono (às 19h45 de 20 de março de 2015) traz consigo uma série de doenças e incômodos que afetam a vida das pessoas. Sejam problemas respiratórios, dermatológicos, gripes e resfriados causados por mudanças bruscas de temperatura, muitas são as consequências para a saúde. Saber como se prevenir delas é o segredo para viver bem na nova estação.
A chegada do outono e o aumento das doenças
O aumento na incidência de doenças respiratórias com a chegada do outono é um alerta da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Segundo a entidade, os casos de problemas respiratórios aumentam em 40% nesse período e o número de atendimentos nos centros de saúde por essas causas também cresce de maneira significativa.
Isso acontece porque as pessoas passam a ficar mais em ambientes fechados, em uma tentativa de protegerem-se das temperaturas em queda. Os vírus e bactérias se concentram nesses espaços, pois a circulação de ar é reduzida e isso dificulta a sua eliminação. Dessa forma, as pessoas ficam mais vulneráveis ao contato com os microorganismos.
O sistema respiratório também fica mais suscetível ao contágio de doenças respiratórias com a chegada do outono. O ar é mais ressecado nessa época e, dessa forma, não fornece umidade suficiente para os órgãos do sistema. As baixas temperaturas também diminuem os sistemas de defesa do corpo, que não consegue funcionar corretamente fora das condições climáticas a que está acostumado.
Outra característica que marca as doenças que aumentam sua incidência pela chegada do outono é que seus sintomas são muito parecidos e, muitas vezes, isso dificulta a identificação e o tratamento delas. Sinais como tosse, espirro, coriza e mal-estar podem indicar tanto de gripes e resfriados, quanto de alergias, como a rinite. Sem o tratamento adequado, elas podem evoluir para situações mais graves.
Chegada do outono: previna-se das doenças
Antes de remediar os problemas já desenvolvidos, é importante que você busque a prevenção para essas doenças. Antes mesmo da chegada do outono, comece a tomar algumas medidas de proteção do seu corpo. Se o ar fica mais seco nessa época do ano, é seu dever hidratar o organismo ainda mais. Favoreça o consumo de líquidos, principalmente de água. Uma média de 2 litros de água por dia é o ideal.
Mesmo que seja frio ou que o uso ar condicionado pareça deixar tudo mais confortável, abra as janelas para que o ar circule no ambiente. Quando o ar se renova, as bactérias e vírus que estavam naquele espaço são levadas para fora. Essa simples ação pode ajudar a evitar diversas doenças, sejam elas inflamatórias, infecciosas ou alérgicas.
A higienização das mãos e do ambiente se torna ainda mais necessária nessa época. Tenha recipientes com álcool gel sempre por perto e higienize suas mãos a cada 30 minutos, em média. A cada duas higienizações com o álcool, lave as mãos com água corrente e sabonete. Procure lavar os pulsos e a região abaixo das unhas, que guarda muitos micróbios.
Limpe com frequência a sua mesa e o teclado do seu computador, principalmente se ele também for utilizado por outras pessoas. Também abuse dos cremes hidratantes. A higienização frequente da pele e as baixas temperaturas, típicas da chegada do outono, ressecam a pele e causam rachaduras, por onde entram diversos microorganismos causadores de alergias e infecções dermatológicas.
Fica bem melhor curtir todo o charme da estação com mais saúde, não é mesmo?
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!