Receitas

Chá contra gripe pode amenizar os sintomas. Veja dicas

Por Redação Doutíssima 28/07/2014

Com as mudanças de temperatura, ficamos mais propensos a contrair gripes ou resfriados. Se você está gripado ou já apresenta os primeiros sintomas, alguns tipos de chá contra gripe podem ajudar.

Chá contra gripe é reconfortante

Saborear um chá quentinho não só é reconfortante, mas também é útil para o seu sistema imunológico, tornando os sintomas um pouco mais administráveis e, ainda, ajudando a se recuperar mais rápido.

chá-contra-gripe

Tomar um chá contra gripe quentinho reconforta e ajuda a amenizar os sintomas. Foto: Shutterstock

Para preparar seu chá contra gripe, você pode comprar as ervas frescas para ferver o chá ou comprá-las em saquinhos. As ervas podem ter interações com certos medicamentos e outras ervas, portanto, verifique com seu médico antes de beber qualquer tipo de chá.

6 ingredientes para o seu chá contra gripe

Conheça algumas dicas de ingredientes para o seu chá contra gripe, que podem aliviar os sintomas e até preveni-los.

1. Gengibre

Se você quer um ingrediente poderoso para o seu chá contra gripe, escolha o gengibre. Corte algumas fatias desta raiz e ferva na água. Veja como esta infusão pode dar um impulso de saúde extra e acalmar a tosse e a garganta arranhada.

2. Mel

Quando se trata de chá, o mel é conhecido por reforçar o sistema imunológico. Uma dose diária de mel pode ajudar a dar mais energia.

Ele também tem propriedades antibacterianas e antimicrobianas. Por exemplo, se você desenvolver uma dor de garganta, o mel vai acalmar e ajudar a curar. Você pode usá-lo em seu chá junto a outras ervas ou, simplesmente, misturá-lo em água quente.

3. Limão

O limão pode ser usado para um cháquando já se apresentam todos os sintomas da gripe, mas também para preveni-la. O fruto é rico em vitamina C, que é conhecida por reforçar as defesas naturais do organismo.

O suco do limão é usado para diminuir a resistência do vírus da gripe e reduzir o catarro. Adicione o suco de limão em seu chá para acelerar a cura.

4. Alho

Você pode até se assustar, mas o alho contém um composto que estimula o sistema imunológico, que pode aliviar os sintomas de gripes e resfriados. Pique ou esmague 1 ou 2 dentes de alho e ferva em água quente. Ou, então, use-o com outro ingrediente para melhorar o sabor.

5. Hortelã

A hortelã é uma ótima opção de chá contra gripe, já que possui muitos nutrientes que ajudam o corpo a se reestabelecer. Ele também pode atuar como um expectorante.

6. Chá mate

O chá mate contém vitamina C, o que pode melhorar a função do sistema imunológico, ajudando o seu organismo a afastar os vírus do resfriado e da gripe. Porém, verifique com seu médico antes de beber chá para a prevenção dos sintomas – esta erva contém cafeína, o que pode interferir no sono.

Água salgada e vaporização também ajudam

Além do chá, você pode fazer gargarejos com água e sal para aliviar dores de garganta e manter as vias respiratórias descongestionadas. Se você tiver dor de garganta, faça um gargarejo com meia colher de chá de sal misturada com 1 xícara de água quente, quatro vezes ao dia.

Para auxiliar a cura da gripe, a vaporização pode aliviar a congestão nasal. Ferva uma panela de água e, em seguida, respire lentamente no vapor. Tenha cuidado, pois o vapor pode causar queimaduras.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!