Você já parou para pensar na quantidade de água que gasta? O Dia Mundial da Água está aí, em 22 de março, para que discussões sobre temas relacionados a esse bem natural sejam promovidas. A data, criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem o intuito de conscientizar a população sobre o uso desse recurso.
Reflexões para o Dia Mundial da Água
Dois terços do planeta Terra são formados por água. Mas desse total, apenas cerca de 0,008%, são constituídos por água potável (própria para o consumo). Essa água, formada por rios, lagos e represas, está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação do homem.
São essas as questões que levaram a ONU a determinar o dia 22 de março como o Dia Mundial da Água, para se pensar no futuro desse líquido precioso. O objetivo principal da celebração da data é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver problemas sérios, como a escassez que se anuncia.
Dia Mundial da Água: futuro anunciado
Na virada do século, em 2001, o especialista em recursos hídricos Marcos Freitas, então diretor da Agência Nacional das Águas (ANA), em projeções sobre como seria a vida dos brasileiros em 2015, disse que o país, mesmo tendo o maior volume de água doce do planeta, viveria uma grave crise hídrica.
Estamos em 2015 e a previsão se confirma. São Paulo já sofre com a pressão reduzida na rede, convivendo com torneira seca por até 18 horas e expectativas nada boas, que incluem a possibilidade de enfrentar, em breve, um rigoroso racionamento de água.
A lição da vez tem sido a absorção de uma palavra simples e pequena: economia. Temos que conviver com novos hábitos, com os quais não estávamos acostumados até bem pouco tempo atrás. E uma reflexão sobre eles é uma boa pedida para esse Dia Mundial da Água.
Estudos e pesquisas do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) apontam para o desperdício mundial médio de 1.500 km³ de água anualmente. Nos países em desenvolvimento, 80% da água potável é tratada de forma incorreta. Recentemente, a ONU alertou: vai faltar água – veja ilustração abaixo:
Dias para economizar água
Algumas sugestões para refletir no Dia Mundial da Água – e nos outros dias do ano – são extremamente importantes e simples. Todos são unânimes quando se fala que a educação é o caminho para a conscientização e a preservação, por isso a importância do Dia Mundial da Água.
1. Descarga
Mantenha a válvula de descarga do vaso sanitário sempre regulada e não use o vaso como lixeira ou cinzeiro.
2. Ducha
Se desligamos a ducha enquanto nos ensaboamos, o consumo cai para 81 litros de água no banho.
3. Escovar os dentes
Se, ao escovar os dentes, enxaguarmos a boca com a água do copo, economizamos três litros de água.
4. Torneira fechada
Cada cinco minutos com a torneira aberta gasta em torno de 25 litros de água.
5. Louças
Antes de lavar a louça, remova bem os restos de comida de todas as peças. Ensaboe tudo primeiro, com a torneira fechada, para depois enxaguar de uma só vez.
6. Roupas
Não lave a roupa aos poucos, deixe acumular e lave tudo de uma vez, sempre lembrando de fechar a torneira enquanto esfrega e ensaboa as peças.
7. Máquina de lavar
Só ligue a máquina de lavar roupa quando estiver cheia. Uma lavadora com capacidade para cinco quilos, em operação completa, gasta em média 135 litros.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!