Bem-Estar > Qualidade de vida

Desapego é uma alternativa para economizar e ajudar o próximo

Por Redação Fortíssima 04/05/2016

Praticar o desapego é uma maneira de organizar a mente e se livrar de bens materiais que não estão em uso. Também é uma alternativa para quem quer conseguir um dinheiro extra ou ajudar quem mais precisa. Basta fazer uma limpa no guarda-roupa e nos armários e separar aquilo que não serve mais.

desapego

Não tenha receio de desapegar daquilo que não usa mais. Foto: iStock, Getty Images

Dicas para praticar o desapego

É hora de conseguir espaço no seu guarda-roupa. Veja algumas dicas para praticar o desapego e se livrar daquelas peças e objetos que não combinam mais com o seu estilo ou que não tem mais utilidade para você.

Estilo

Analise o seu estilo e tudo que se encaixa nele ou não. É bem possível que você esteja cheio de peças que não fazem sentido dentro desse perfil – e que certamente não serão usadas. Faça o mesmo exercício na hora de ir em busca de novas compras. Olhar só o preço pode ser um engano.

Organize sua casa

Quais são os dias que você pode arrumar sua casa? Aos fins de semana? Respeite seu tempo, mas faça isso. Mesmo que leve dois meses, se for necessário. Não adie a tarefa. Separe as roupas que não usa, livros, CDs, itens variados e lembranças perdidas em meio à bagunça.

Ganhe dinheiro

Agora que você já arrumou sua casa e sabe o que levar para o brechó está na hora de conseguir um dinheiro a mais. Segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o número de empresas que comercializam artigos usados e antigos passou de 3.691 para 11.469 entre 2007 e 2012.

Ao adquirir produtos nesses estabelecimentos é possível economizar até 80%, mas a melhor parte é que você também pode vender tudo aquilo que não serve para você e pode ficar muito bem em outras pessoas.

Doar roupas

Quer doar suas roupas e não sabe para onde encaminhar? Não conhece nenhuma pessoa que usaria essas peças? Pois saiba que a Defesa Civil de cada estado recebe doações de diversos itens, inclusive roupas, especialmente quando acontecem situações de calamidades ou emergências. Você pode entrar em contato pelo número 199.

Organizações não-governamentais, sem fins lucrativos e asilos também recebem doações de roupas e itens em geral. É sempre bom exercitar a generosidade e ajudar o próximo, especialmente com a chegada do frio.

Aplicativos de brechó para seu smartphone

Não conhece muitos brechós na sua cidade? Hoje em dia também é possível vender suas roupas usadas – e comprar outras – até pelo seu smartphone. É só acessar os aplicativos e escolher. Vale dar uma conferida.

Brechó 1-2-3

Quer comprar peças de luxo com pouco tempo de uso? O aplicativo Brechó 1-2-3 tem interface em português e menu organizado por tipos de peças. O download está disponível para sistema Android e iOS. 

Enjoei

O aplicativo foi criado para ajudar as pessoas a se livrarem de peças que não são mais úteis. Promete ser bastante interativocom a possibilidade de troca de mensagens entre o comprador e o vendedor. O download está disponível para sistema Android e iOS.

E aí, decidiu praticar o desapego? Você arrumar mais espaço e pode se sentir mais leve. Aproveite e compartilhe o artigo com os seus amigos!