Remédios Caseiros

Trate a tosse alérgica com receitas caseiras de xaropes

Por Redação Doutíssima 11/10/2014

A tosse alérgica é um tipo de tosse seca que persiste por mais tempo do que o normal. Ela surge sempre que há o contato de uma pessoa com uma substância alergênica. Essa pode ser a poeira acumulada em móveis, livros ou roupas; pelos de animais – como gato e cachorro – ou até mesmo pólen das flores e das árvores.

tosse-alérgica

Tosse alérgica deve ser tratada com muita hidratação. Foto: iStock, Getty

Na maioria das vezes, a condição está ligada a ácaros, fungos, animais domésticos, gases poluentes, ar frio ou seco e até à prática de exercícios físicos. Apesar de ser mais comum durante a primavera e o outono, este tipo de tosse também pode ocorrer no inverno. É nessa estação que os ambientes permanecem fechados por períodos mais longos, gerando um acúmulo maior das substâncias que desencadeiam a tosse alérgica.

Principais sintomas da tosse alérgica

Fique atento aos sintomas que podem identificar a tosse de origem alérgica. Ela geralmente é seca – ou seja, sem catarro ou qualquer tipo de secreção – e persistente, podendo se intensificar durante a noite. É uma tosse irritativa, que dá a sensação de que não terá mais fim.

Nem sempre as pessoas sabem que possuem uma alergia que pode desencadear essa reação respiratória. Se há essa desconfiança, é possível realizar testes específicos, feitos por profissionais especializados, que podem confirmar o diagnóstico.

Causas  da tosse alérgica

Fatores genéticos e hereditários costumam ser decisivos nesses casos.Filhos de pais alérgicos possuem mais chances de desenvolver alergias respiratórias.

Mas há quem afirme que, em alguns casos, as crises de tosse alérgica não se originam em fatores ligados ao ambiente, à hereditariedade ou a sintomas físicos. Os pais e familiares de indivíduos acometidos por esses acessos de tosse devem, portanto, ficar atentos a possíveis fatores psicológicos.

Isso porque a maneira como as pessoas respondem aos ambientes onde vivem pode gerar sensações de incomodação, raiva, ressentimentos e mágoa, que se refletem em tosse. De acordo com este raciocínio, a tosse seria apenas uma forma de o paciente chamar a atenção de outras pessoas, o que não exclui a necessidade de investigação e tratamento.

Remédio caseiro para tosse alérgica

Uma das soluções caseiras que podem ser adotadas para tratar a tosse alérgica é o xarope. O mel com própolis é altamente recomendado e pode ser tomado diariamente. Esta composição vai atuar na manutenção da hidratação e na limpeza da garganta, diminuindo, consequentemente a incidência da tosse.

Para prepará-lo, você vai precisar de uma colher de mel e de três gotas de extrato de própolis. Os ingredientes devem ser bem misturados e o xarope precisa ser ingerido imediatamente depois de seu preparo. Recomenda-se tomar de duas a três colheres por dia desta mistura.

Outra mistura que visa combater a tosse alérgica também aproveita as propriedades do mel. Misture bem uma gema de ovo, uma colher de café de manteiga, uma colher de mel e suco de limão. Aqueça o conteúdo em banho maria e tome uma colher de sopa bem quente, pouco antes de se deitar.

A hidratação também é fundamental para evitar essa condição. Por isso, a receita mais básica e fácil, é também uma das mais eficientes: beba sempre muita água, uma ótima opção para diminuir a frequência dos episódios de tosse.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!