Remédios Caseiros

Nogueira: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 19/01/2015

Uma árvore bastante conhecida na Europa por suas propriedades medicinais. Assim é a nogueira.  De origem na Eurásia, popularizou-se pelo uso medicinal. De casca acinzentada e folhas longas e verde-claras, pode chegar a 25 metros de altura.

A planta tem propriedade adstringente, anti-séptica, cicatrizante, tonificante, vermífuga e hipoglicemiante. Seus princípios ativos são o tanino, inosita, juglona, jugladina, minerais resinosos e pécticos.

nogueira

A planta desperta curiosidade: cada parte sua tem uma propriedade diferente. Foto: iStock, Getty Images

Casca da nogueira combate fungos

A nogueira é uma planta que desperta curiosidade. Cada parte sua tem uma propriedade diferente. A casca é antifúngico, adstringente, detergente, laxante e purgante. As folhas são alterativas e anti-inflamatórias, assim como a fruta. A casca é um antifúngico e sudorífico. Além disso, todas as partes agem como antissépticos e são hipoglicêmicos.

As folhas são usadas para tratar eczema e a noz no combate ao colesterol alto. A planta também é conhecida por limpar o corpo de parasitas, protozoários e solitária. As frutas (nozes) possuem cerca de 70% de ácidos monoinsaturados em sua composição e são ricas em ácido oleico, ácido linoleico, ácido alfa-linolênico (ALA), ácido araquidônico e ômega-3.

Sua ingestão regular reduz o mau colesterol e aumenta os níveis de colesterol bom. Apenas 25 gramas de noz fornece cerca de 90% da ingestão diária recomendada de ácidos graxos ômega-3.

A infusão das folhas da nogueira faz baixar as taxas de açúcar na urina. Ele também é usado nos intervalos do tratamento de insulina nos diabéticos. A infusão de suas folhas pode ser usada também externamente, no tratamento de afecções genitais em mulheres. As cascas dos frutos verdes da nogueira são indicadas para combater parasitas intestinais.

 

 

Também é recomendável aos que sofrem de esgotamento, astenia ou transtornos do sistema nervoso. Outro uso da infusão é em pacientes em tratamento para tuberculose, com estreptomicina, por seu efeito tônico.

Para uso medicinal, é coletado o pericarpo das nozes maduras. Este passa por um processo de secagem, até que adquira uma cor castanho-escura. Também são usados os folíolos novos (pequenas folhas), que se secam rapidamente, estendidos sobre grades.

O uso da planta é contra-indicado para pessoas sensíveis a tanino, o que pode desencadear náuseas e reações de hipersensibilidade dérmica e ocular.

O uso da nogueira

O fruto da nogueira deve ser consumido “in natura”, em decoração de bolos e tortas ou nas receitas de pães, doces, bolos e sorvetes. As folhas são utilizadas em infusão com três colheres (café) de folhas secas em duas xícaras de água fervendo. Tapa-se e deixa-se em infusão por dez minutos. É indicado em casos de perturbações gástricas e intestinais.

A decocção de 10 gramas de cascas e raízes em um litro de água pode ser usada em chá, para gargarejos ou uso externo em dermatites e frieiras. A planta também é empregada em protetores solares e repelentes de insetos.

Curiosidades

Na Roma antiga, era utilizada como imunizadora contra venenos. Durante muito tempo seu uso foi associado a moléstias da cabeça, em função de seu fruto ter o formato de um cérebro humano.

Os cristãos acreditam que Eva carrregou uma grande quantidade de folhas de nogueira, achando que essas lhe poderiam ser úteis, depois que foi expulsa do paraíso, junto com Adão.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!