Você já pensou em incluir levedura de cerveja na sua dieta? Ela é um tipo de fungo que vem da fermentação da cerveja. É rica em proteínas, minerais e fibras, benefícios que fazem da levedura um ótimo regulador de níveis de açúcar no organismo e que ajuda a diminuir o colesterol ruim.
Levedura de cerveja na dieta
Segundo publicação da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA), a levedura de cerveja é considerada uma ótima fonte de selênio e cromo para o organismo.
Como também possui muitas vitaminas, principalmente B, a levedura atua na memória, no funcionamento do intestino, combate estresse e cansaço, protege o sistema imunológico e ajuda na desintoxicação do organismo.
Para a SBCTA, essa levedura é recomendada como um suplemento alimentar para suprir algumas necessidades do organismo.
Duas colheres por dia e o corpo recebe uma gama de benefícios que a levedura da cerveja pode proporcionar. E não há segredos: pode ser consumida nos pratos já prontos – que vão desde sopa até iogurtes e sucos.
A levedura de cerveja também é fácil de ser encontrada em farmácias, lojas de produtos naturais e até supermercados. Esses estabelecimento podem vender o produto no formato de cápsulas, comprimidos ou em pó.
Receitas com levedura de cerveja
Confira três receitas para aproveitar os benefícios da levedura de cerveja no dia a dia.
1. Vitamina que dá energia
Boa para consumir antes dos treinos nas academias, essa é uma receita fácil que aproveita o levedo da cerveja.
Ingredientes:
1 fatia de mamão
1 banana
1 copo de bebida de arroz
1 colher (sopa) de levedo de cerveja
Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador.
2. Patê
Essa é uma mistura fortalecedora que vai bem com pães e bolachinhas magras.
Ingredientes:
1 colher (sopa) de levedo de cerveja
1 colher (sopa) de queijo ralado
¾ de xícara de requeijão
5 azeitonas
1 cenoura ralada
1 pitada de sal
Modo de Preparo:
Misture bem todos os ingredientes. O patê estará pronto para consumo.
3. Suco anti-estresse
Não há estresse que resista a essa receita.
Ingredientes:
1 banana
½ pera
5 morangos
1 colher (sopa) de levedo de cerveja
Água
Modo de Preparo:
Bata tudo no liquidificador. Se quiser, beba gelado.
Cuidados para ter com a levedura
Para aproveitar todos os benefícios do levedo de cerveja, nunca submeta o produto à fervura. O levedo pode ajudar a diminuir o apetite. Para isso, o ideal é consumir uma colher antes das principais refeições, limitando-se a duas colheres por dia.
Para emagrecer, a levedura de cerveja deve ser inserida em sucos que serão bebidos no lanche da manhã e no café da tarde.
Quem pretende engordar com saúde porque tem dificuldades de ganhar peso, pode usar a levedura também. Usá-la em bolos, sopas e cremes garante ganho de peso com todos os benefícios que ela pode proporcionar.
Pessoas que possuem doença celíaca, e não podem consumir glúten, têm que evitar o levedo de cerveja. O produto atua diretamente na saúde do intestino e pode anular bactérias probióticas e causar desequilibrio intestinal.
Quem sofre com fungos, como candidíase e micoses, também não podem consumir o ingrediente.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!