Dica do Nutricionista > Slider Home

Nutricionista cita hábitos e dá dicas para perder barriga

Por Redação Doutíssima 03/08/2015

Nada como uma lista repleta de dicas para perder barriga quando se está em busca da boa forma. Afinal, é consenso que não é nada fácil eliminar as indesejadas gordurinhas dessa parte do corpo. Para ajudar, a nutricionista Marina Yazigi Solis irá abordar alguns hábitos que, aliados à alimentação, podem fazer diminuir a barriguinha.

dicas para perder barriga

Eliminar as gordurinhas da barriga não é apenas questão estética, mas também de saúde. Foto: Shutterstock

 

Dicas para perder barriga: preocupação com a saúde

Quem já tem idade avançada e consultou um médico recentemente deve ter se deparado com uma fita métrica. O tamanho da circunferência abdominal é hoje um parâmetro de saúde. Portanto, preste muita atenção nas dicas para perder barriga.

A nutricionista informa que a circunferência abdominal é um excelente indicador de saúde, pois indica acúmulo de gordura na região. O dado é importante porque determina o risco para o desenvolvimento de diversas complicações à saúde, como diabetes, alteração no colesterol e suas frações, doenças cardiovasculares, entre outras.

“Recentemente tem se verificado que a circunferência abdominal é mais efetiva do que o próprio IMC e o percentual de gordura corporal”, explica a especialista. Portanto, seguir as dicas para perder barriga não é apenas uma questão estética, é também um cuidado com a saúde.

Os principais fatores que contribuem para o aumento da circunferência abdominal são o sedentarismo e um padrão alimentar inadequado, diz Marina. Os principais vilões da alimentação citados pela nutricionista são a gordura em excesso, alimentos processados e ultraprocessados.

Dicas para perder barriga

A primeira dica da nutricionista é que não tem nenhum alimento específico para perder barriga. “O que existe é a combinação de uma alimentação equilibrada, com todos os grupos alimentares, carboidrato, proteína e gordura”, afirma.

Em segundo lugar está a prática regular de atividade física. Marina diz que a melhor das dicas para perder barriga é a combinação das duas estratégias: alimentação correta + exercícios físicos.

“Para emagrecer e perder barriga, a melhor estratégia é realizar atividade física de quatro a sete dias por semana, por pelo menos, 30 minutos”, ensina a especialista. Mas, começar uma rotina de exercícios não significa aumentar a quantidade de comida, mas sim ter um equilíbrio.

Outra das dicas para perder barriga é a alimentação bem equilibrada, com carboidratos, proteínas e gorduras de boa qualidade nas quantidades recomendadas para o seu tipo físico e estado de saúde. Para conhecer melhor as quantidades, você precisa consultar um especialista.

Aumentar o consumo de fibras e de alimentos frescos na sua dieta já balanceada é outra excelente dica. Essas fontes melhoram o funcionamento intestinal e fazem o corpo funcionar melhor.

Agora que você já sabe o que fazer, uma preciosa orientação para perder barriga que a nutricionista dá é o tipo de comida que você deve ficar longe. Alimentos processados ou ultraprocessados, como biscoitos, bolachas, salgadinhos e embutidos não devem ficar nem perto de você.

Outro problema são as gorduras, como frituras, preparações com muito queijo, creme de leite e carnes como cupim, picanha, linguiça, paio, bisteca e costela, também contribuem para o aumento da circunferência abdominal. Fique longe desses alimentos para garantir uma barriga mais sequinha.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!