Qualidade de vida

Festas de final de ano favorecem reencontros em famílias

Por Redação Fortíssima 22/12/2015

Confraternizar com a família é uma das principais tradições de fim de ano. Nessa época, é comum que familiares que moram longe ou não se veem com frequência façam reencontros a fim de fortalecer seus laços afetivos. Então, que tal aproveitar as festas para se reaproximar de pessoas queridas?

Afinal, o Natal e o Réveillon são ótimas oportunidades para fazer isso: o espírito do ano novo, as brincadeiras em família e as tradições fazem com que as pessoas fiquem mais próximas umas das outras. Confira dicas para aproveitar ao máximo esse período.

reencontros-doutissima-istock-getty-images

Tradições fazem com que as pessoas fiquem mais próximas umas das outras. Foto: iStock, Getty Images

Reencontros de fim de ano

Pode até ser que ao longo do ano se alastrem alguns conflitos com familiares ou até mesmo a distância entre eles, mas o período de fim de ano gera um sentimento de união entre as pessoas. Por isso, as festas proporcionam chances de fazer reencontros com entes queridos a partir de um espírito renovador.

Se o fim de ano geralmente está relacionado aos sentimentos positivos, as tradições também colaboram. Mundo afora, os costumes consistem em se programar para reunir toda a família, seja no Natal ou Réveillon, com o intuito de comemorar. Portanto, é necessário favorecer esses reencontros.

Aproveite esse período para se reaproximar das pessoas – o que pode ser feito nas festas ou até mesmo em outras ocasiões. Momentos simples são capazes de proporcionar isso: passeios em família, brincadeiras e conversas são ótimas alternativas.

Caso um algum familiar more longe e não possa se reunir no fim de ano, a troca de mensagens de carinho por cartas ou pela internet, ligações telefônicas e vídeos são formas de ficar mais próximo de alguém.

Você também pode destinar um tempo nesse final de ano para ver amigos com os quais não tem mais tanta convivência. O período de festas pode ser destinado a visitas e reencontros. O importante é retomar o contato. Entregar um presente para uma pessoa querida é uma maneira de se aproximar.

Tradições durante as festas

Você conseguiu reunir toda a família para o Natal ou Réveillon? Ótimo! Agora, pode lançar mão de algumas tradições que favorecem a união entre os entes. Os jantares, por si só, já cumprem esse papel. Afinal, as refeições são momentos de descontração em que todos permanecem juntos e têm oportunidades para conversar, resgatando os laços de afeto.  

Além disso, há a troca de presentes e os amigos secretos. Eles são ideais para que os familiares se divirtam juntos e demonstrem carinho. Mesmo que os presentes sejam apenas lembrancinhas, o que vale é a interação entre as pessoas.

Sem contar na tradição de abraçar as pessoas na hora da comemoração. No Natal e a virada do ano, esse é um costume que geralmente é adotado pelas famílias. Não há dúvidas de que o abraço é capaz de fortalecer a união e o afeto, por isso, não esqueça de fazer isso durante as celebrações.

Aproveite o cotidiano

Depois de aproveitar as festas, por que não traçar a meta de fazer esses reencontros mais vezes? O espírito do fim de ano deve ser cultivado diariamente. Por isso, é importante que você tente resgatar esses momentos em família e conciliar com as atividades do dia a dia.

Sem dúvidas, fazendo mais reencontros ao longo do ano, os laços com os familiares e amigos ficarão ainda mais fortes e você poderá desfrutar de momentos prazerosos com pessoas queridas, aprimorando cada vez mais os relacionamentos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!