Dieta

Suco verde detox: saiba quando ele pode não fazer bem

Por Redação Doutíssima 31/03/2015

O suco verde detox virou uma febre entre os adeptos da vida saudável, com a promessa de rápida perda de peso, eliminação mais fácil das toxinas pelo organismo e  consumo de mais nutrientes. Especialistas indicam, porém, que a fórmula pode não ser tão saudável ​​quanto parece.

 

Suco verde detox pode trazer riscos

Defensores da bebida afirmam que beber suco verde detox e smoothies é incrivelmente saudável e é uma maneira fácil de consumir grandes quantidades de micronutrientes, incluindo vitaminas, minerais e antioxidantes.

 

Por sua vez, muitos médicos e cientistas apontam que o consumo desse bebudas como o suco verde detox pode estar associado ao aumento de peso e  à propagação da diabetes do tipo dois.

suco verde detox

Alimentos utilizados no suco detox podem perder nutrientes quando processados. Foto: iStock, Getty Images

A nutricionista Jackie Lynch, em entrevista ao jornal britânico Daily Mail, revela que comer a fruta ou a verdura inteira é, sem dúvida, o melhor a ser feito em todos os níveis: há perda de peso, absorção de fibras e nutrientes.

O motivo é que o processamento desses ingredientes reduz muito sua quantidade de fibras. Mastigar, por outro lado, libera saliva e enzimas digestivas – que é o  primeiro passo no processo digestivo. Isso não significa, porém, que beber um suco verde irá dificultar a digestão.

Além disso, os nutrientes das frutas se perdem no momento em que são expostos à luz e ao  ar, como parte do processo de oxidação. Isso quer dizer que processar legumes, frutas e verduras poderia levar a perder os benefícios dos antioxidantes.

Outro ponto a ser considerado ao beber o suco verde detox diz respeito a um dos seus ingredientes principais: os vegetais verdes, especialmente a couve, que contém substâncias químicas capazes de inibir a absorção de iodo na dieta.

A diminuição do iodo no organismo pode agravar os sintomas de hipotireoidismo, uma condição em que a glândula tireoide não produz hormônios suficientes.

 

Mas esses não são os únicos problemas. De acordo com o Food and Drug Administration, dos Estados Unidos, uma má limpeza de frutas e verduras é capaz de representar perigos adicionais. A entidade adverte que todos os alimentos crus podem abrigar patógenos que causam vômitos, diarreia, hepatite e até insuficiência renal.

Sucos podem promover o ganho de peso

Adicionar muitas frutas pode facilmente transformar sua bebida saudável em uma sobremesa. Na verdade, apenas uma porção de suco de fruta por dia é capaz de aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo dois em até 21%, de acordo com pesquisadores de Harvard.

Comer frutas e legumes, porém, tem efeitos mais positivos na perda de peso. Um estudo da The Pennsylvania State University, nos Estados Unidos, descobriu que comer uma maçã inteira reduz a ingestão de calorias da refeição seguinte em 15%, e beber suco de maçã com fibra atuava na redução do consumo de calorias de uma refeição em apenas 1%.

O que é o suco verde detox?

O suco verde detox é uma bebida feita a partir de frutas, legumes e alguns vegetais. Existem muitas receitas, mas as mais famosas são as que incluem couve, maçã, gengibre e limão, entre outros ingredientes.

Muitas pessoas indicam tomar o suco verde em jejum todos os dias, enquanto outras dietas incluem apenas o suco por um determinado tempo, ou em substituição de algumas refeições. Sempre busque auxílio profissional antes de iniciar uma dieta.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!