Dieta

Suco redutor de medidas ajuda a desintoxicar o organismo

Por Redação Doutíssima 04/11/2015

No mundo das dietas, a onda desintoxicante está se popularizando ainda mais. O suco redutor de medidas, por exemplo, surge como alternativa para eliminar o excesso de toxinas e gordura no organismo, auxiliando no emagrecimento.

Mas o consumo dos shakes deve ser orientado por um profissional de nutrição e não pode simplesmente substituir refeições. Além disso, a principal recomendação dos nutricionistas é a ingestão de pelo menos dois litros de água por dia.

suco-redutor-de-medidas-doutissima-istock-getty-images

Sucos feitos com couve, laranja e gengibre, por exemplo, ajudam a desintoxicar o organismo. Foto: iStock, Getty Images

Como desintoxicar o organismo

Como desfazer ou minimizar os exageros do fim de semana? Junto do uso do suco redutor de medidas, também é necessário levar em conta uma boa alimentação, livre de comida industrializada, açúcar, sal, café, laticínios, carnes vermelhas, embutidos e bebidas alcoólicas.

Para desintoxicar, é necessário dar preferência para frutas, legumes e verduras 100% orgânicos, grãos, castanhas, ovos caipiras e chás. Além disso, o consumo de dois litros diários de água e a prática de exercícios físicos vão ajudar ainda mais na perda dos quilos extras.

Entretanto, seguir uma dieta detox bastante restrita por um longo período traz risco de anemia, desnutrição, perda de massa muscular, hipoglicemia, fraqueza, tontura, desmaios e até mesmo problemas no fígado. Por isso, o ideal sempre é que seu cardápio de emagrecimento seja prescrito e orientado por um nutricionista.  

Assim como o longo período do uso de detox pode trazer disfunções ao organismo, não deve ser adotado por crianças, adolescentes, idosos, gestantes e mulheres em período de amamentação, pois o risco dos problemas aparecerem aumenta.

Dentre os ingredientes mais utilizados para desintoxicar estão o abacaxi e a hortelã, pois facilitam a digestão, a salsa e água de coco, alimentos diuréticos que aumentam o fluxo urinário e a couve, que elimina as toxinas em excesso, possui baixo valor calórico e alto teor de fibras.

Além disso, a laranja é bastante utilizada em forma de suco por ser rica em vitamina C, essencial para proteger a imunidade. A fruta é fonte de flavonoides, que auxiliam a desinflamar as células. A pectina presente em sua composição é responsável por facilitar a digestão e absorver a gordura acumulada no corpo.

Muito usado em sucos detox, o gengibre é considerado uma raiz termogênica. Sua principal função é acelerar o metabolismo do corpo, ou seja, adicionar o ingrediente na dieta pode fazer com que seu ritmo de queima de calorias aumente.

Ainda, o limão é uma ótima opção livre de colesterol, gordura ou sódio. A fruta reduz a pressão arterial e contribui para a circulação, auxilia na digestão, reduz os níveis de colesterol, é adstringente, antibacteriano e antiviral.

Receita de suco redutor de medidas

Ingredientes:

1 colher de chá de salsa

1 pires de chá de couve de manteiga picada

1 fatia de abacaxi

350 ml de água de coco

3 folhas de hortelã

½ limão

Modo de preparo:

Esprema o limão com a ajuda de um espremedor e reserve. Adicione todos os ingredientes ao liquidificador e despeje o suco de limão para bater até formar uma mistura homogênea.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!