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Dieta

Dietas saudáveis: veja o que não pode faltar no cardápio

Por Redação Doutíssima 01/04/2015

Manter uma boa alimentação faz bem à saúde, mas quais são as dietas saudáveis? Muitas pesquisas revelam que existem determinados alimentos que favorecem a saúde do organismo e, além disso, ajudam a emagrecer. Para quem quer perder peso, algumas mudanças são fundamentais para o sucesso, segundo especialistas.

 

Mas afinal, o que é uma dieta saudável?

Ter uma alimentação saudável significa consumir as quantidades adequadas de alimentos de todos os grupos. Por isso, nem sempre dietas para perder peso são consideradas saudáveis, principalmente aquelas que restringem alguns grupos alimentares.

 

Segundo informações do Departamento de Saúde da Universidade de Brown, nos Estados Unidos, existem diretrizes básicas para montar dietas saudáveis. Elas devem conter 50% de frutas e vegetais, 25% de proteínas e 25% de grãos.

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Consumo de frutas é essencial para manter uma alimentação balanceada e saudável. Fotos: iStock, Getty Images

Dietas saudáveis: melhores alimentos

A parte crucial das dietas saudáveis é consumir todos os grupos alimentares nas quantidades certas. Nutricionistas dizem que há três principais conjuntos: grãos integrais, frutas e legumes, e proteínas. Conheça um pouco mais sobre cada um deles.

1. Cereais integrais

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De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, é necessário consumir pelo menos 48 gramas de grãos integrais por dia. Os cereais integrais são ricos em fibras, minerais e vitaminas.

Alimentos integrais incluem farinhas totalmente integrais, arroz integral e selvagem, milho, trigo e aveia. Além disso, pães, massas e cereais feitos de grãos integrais podem fazer parte das dietas saudáveis.

2. Frutas e legumes

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As frutas e legumes têm um alto teor de vitaminas, minerais e fibras, que são vitais para o seu corpo funcionar bem.

Pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, revelam que comer legumes ajuda a melhorar o controle de glicemia em pessoas com diabetes tipo 2, bem como reduzir o risco de desenvolver doença cardíaca coronária. Os alimentos desse grupo também previnem o aparecimento de câncer.

3. Proteínas

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Precisamos de proteínas para a construção e a reparação de tecidos do nosso corpo. Alimentos ricos em proteínas incluem também os minerais essenciais, tais como ferro, magnésio, zinco, bem como as vitaminas B.

Segundo o especialista da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, Douglas Paddon-Jones, as proteínas devem compor cerca de 20 a 25 % da nossa ingestão nutricional. São boas fontes de proteína os seguintes alimentos: carne branca, ovos, feijões, nozes e soja.

Para as pessoas que não são vegetarianas, é necessário consumir peixe pelo menos duas vezes por semana, de preferência aqueles ricos em óleos ômega, como a truta, o atum fresco, a sardinha, e o salmão.

Comida caseira é segredo das dietas saudáveis

A alimentação do brasileiro não é nada saudável. Ao menos é o que revela a Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. No estudo, foi identificado que se consome apenas ⅓ da recomendação diária de frutas, verduras e legumes.

No entanto, mudar a estatística não é difícil. Estudos afirmam que é possível melhorar o consumo de certos tipos de alimentos, como vitaminas e nutrientes, através da preparação caseira.

A jornalista Marcia Kedouk, autora do livro Prato Sujo – Como a Indústria Manipula os Alimentos para Viciar Você, refere que para ter uma alimentação saudável basta se espelhar na dieta que os nossos avós seguiam.

Segundo o livro, é necessário fugir dos produtos industrializados e preparar comidas caseiras como se fazia antigamente. O estudo feito pela jornalista sugere que essas eram as verdadeiras dietas saudáveis.

 

 

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