Gravidez e Filhos

Saiba mais sobre a composição do leite materno e seus benefícios

Por Redação Doutíssima 05/04/2015

Filhos mais fortes, saudáveis e até mais inteligentes. Tudo isso é possível de alcançar graças à composição do leite materno. Entenda o motivo de que não há exageros quando especialistas afirmam que esse é o melhor alimento que o bebê pode ter e o que pode influenciar na qualidade do leite que você oferece a seu filho.

 

Composição do leite materno: por que ele é bom?

 

Seu filho não irá passar sede, fome ou terá nenhuma outra necessidade nutricional se você alimentá-lo apenas com o leite materno. É que na composição do leite materno tem tudo o que ele precisa até os seis meses de idade. Inclusive água.

 

composicao do leite materno

O leite materno fornece os nutrientes que o bebê precisa para se desenvolver. Foto: iStock, Getty Images

 

O leite da mamãe tem cerca de 70kcal a cada 100ml. Tem também lipídios para fornecer energia e ajudar na entrada das vitaminas lipossolúveis do leite, carboidrato e proteína.

Além disso, o leite materno é formado por substâncias que funcionam como um verdadeiro remédio. É o caso da lactose que, nesse caso, tem a função de impedir a proliferação de micro-organismos nocivos que causam infecções.

O melhor é que a natureza é tão sábia que tudo o que seu bebê precisa está no leite materno e em quantidades e temperatura certinhas para nutrir adequadamente o seu filho. Ferro, vitaminas e sais minerais contidos no líquido garantem a melhor alimentação que o pequeno pode receber.

Benefícios estão na composição do leite materno

 

Se você não acredita que tudo o que seu filho precisa é apenas amor e leite materno, saiba que, por 30 anos, um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, analisou o desenvolvimento de 3.500 bebês nascidos em 1982. O objetivo era saber qual a relação do tempo de amamentação com os níveis de Q.I. na vida adulta.

Alguns foram amamentados por cerca de um mês e, outros, por mais de um ano. Para esses que consumiram mais tempo o leite materno, os níveis de Q.I. eram mais altos. A explicação pode estar na composição do leite materno. O alimento possui uma grande concentração de ácidos graxos saturados que auxiliam no desenvolvimento do cérebro.

Sua alimentação influencia o leite materno

 

Se você está amamentando, fique atenta porque absolutamente tudo o que ocorre no seu corpo influencia na composição do leite materno. Por isso, a primeira recomendação é deixar de lado substâncias tóxicas, como o álcool e cigarros.

Beber bastante água durante o período de amamentação auxilia na produção de leite e elimina as toxinas naturais do corpo pela urina.

 

Evite ingerir alimentos que possam causar gases, como muito feijão, repolho e ovo, pois esses têm mais possibilidades de causar cólicas no bebê.

Chocolate é uma delícia, mas, se estiver amamentando, alimentos que contenham cafeína devem estar fora do seu cardápio. Isso inclui, obviamente, o café, chá preto e refrigerantes à base de cola.

Condimentos como pimenta, canela, salsa e menta não são recomendados, pois além de alterarem a composição do leite materno, podem diminuir a sua produção.

Lembre-se: o que você consome, seu filho recebe. Use o bom senso e sempre tire suas dúvidas com o pediatra que irá lhe orientar para que você dê o melhor para o seu bebê.

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!