[the_ad_group id="16401"]
Dica do Nutricionista

Semente de chia emagrece e tem mais benefícios

Por Redação Doutíssima 05/04/2015

A semente de chia emagrece e já está todo mundo compartilhando a informação. O que pouca gente sabe é que os benefícios dessa sementinha vão muito além do auxílio na eliminação do peso.

 

Antes de falar dos seus tesouros, vamos explicar por que a semente de chia emagrece. Funciona assim: a semente é rica em fibras solúveis e insolúveis que regulam o trânsito intestinal, e evitam ou tratam a prisão de ventre. Também proporciona saciedade, pois em contato com líquido do estômago forma um gel, que o dilata.

Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), a semente de chia emagrece, possui grande quantidade de cálcio e ajuda a manter as taxas de glicemia dentro de valores normais.

semente de chia emagrece

A chia é uma semente rica em fibras e pode evitar a temida prisão de ventre. Foto: iStock, Getty Images

Formas de consumo da semente de chia

A semente de chia está no mercado em três versões: óleo, farinha e grão inteiro. O óleo pode ser usado em saladas e pratos em geral, e a farinha ou o grão adicionados em iogurtes, vitaminas, tortas, bolos, saladas e sucos, entre outras receitas.

 

A porção diária recomendada é 25 gramas, o que equivale a uma colher de sobremesa. Passar dessa recomendação não é problema, mas para manter a dieta equilibrada, é bom seguir à risca, pois a semente de chia é calórica: são 164 calorias por porção da semente.

Semente de chia emagrece e vai além

Além de ajudar na dieta, a semente possui outras qualidades. Confira 12 razões para apostar nela:

1. Ômega-3, o amigo do coração

A porção de semente tem 400% da nossa necessidade diária de Ômega-3.

2. Mais cálcio que o leite

Fonte segura de cálcio para quem tem intolerância à lactose. Uma porção da semente tem cerca de 21% das necessidades diárias de cálcio.

3. Rica em ferro

Não quer espinafre? Experimente a chia. Uma porção da semente tem 67,8% das nossas necessidades diárias em ferro.

4. Fonte de proteínas

É boa para reconstrução muscular. Uma porção da semente tem 8,6% das nossas necessidades diárias nesse nutriente.

 

semente-de-chia

5. Tem magnésio

Essencial para o funcionamento do cérebro e ligações cognitivas. A porção possui 27,9% das nossas necessidades diárias de magnésio.

 

6. Vitamina A

Boa para os olhos, a porção diária possui cerca de 20% das necessidades dessa vitamina, que melhora sistema imunológico e protege a pele e os olhos contra o envelhecimento.

7. Rica em potássio

Contra câimbras não tem coisa melhor. Uma porção de chia tem 6,4% das nossas necessidades diárias de potássio.

8. Vitaminas do Complexo B

Todas as vitaminas do complexo B estão na chia. A porção da semente tem 13% das necessidades diárias de niacina, 4,6% das de riboflavina e 30% das de tiamina.

9. Antioxidantes contra radicais livres

Ácido cafeico e ácido clorogênico, ambos antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, combatendo o envelhecimento celular e prevenindo nosso organismo contra diversas doenças, inclusive o câncer.

10. Manganês

A porção da semente tem 63,5% das necessidades diárias de manganês, que estimula o crescimento dos ossos e do tecido conjuntivo.

11. Muito zinco

O que melhora a imunidade, paladar, olfato e visão. Também promove a liberação do hormônio do crescimento e ajuda na formação de colágeno.

12. Rica em cobre

O que facilita a absorção do ferro, catalisador na formação da hemoglobina, melhora imunidade e ajuda na formação de elastina. A porção da semente possui 30,5% das necessidades diárias de cobre.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]