Dica do Nutricionista

Água de cacto é rica em nutrientes e ajuda a perder peso

Por Redação Doutíssima 25/06/2015

Se quando pensa em cacto você visualiza apenas uma plantinha que pode servir de decoração ou cenário, pode começar a mudar de ideia. Pois a água de cacto pode ser uma interessante fonte de nutrientes e, mais do que fazer bem à saúde, é uma importante aliada no processo de perda de peso.

 

Como consumir água de cacto

As propriedades nutricionais dessa água têm sido comparadas aos benefícios da água de coco, bebida que auxilia na hidratação do organismo e na produção de sangue, conforme informações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

agua de cacto

Água proveniente do cacto faz bem à saúde e pode ser ingerida com suco de fruta natural. Foto: Shutterstock

A melhor forma de consumir a água de cacto, segundo a nutricionista Juliana Utzig, é misturando-a a um suco de fruta natural.  Ela pode ser obtida em lojas especializadas em suplementos naturais.

Ela conta que apesar de gosto ser algo bem pessoal, há relatos de que a água de cacto vem ganhando mais espaço no quesito sabor, desbancando, inclusive, a água de coco. Mas as vantagens parecem não parar por aí. O extrato do cacto tem a metade do açúcar e das calorias da popular fruta encontrada mais comumente no litoral brasileiro.

A maneira de ingeri-la é um pouco diferente em relação aos sucos tradicionais. “O ideal é tomar uma colher de sopa até três vezes ao dia”, sugere a nutricionista. Ela alerta sobre a quantidade de água consumida. Há muitos elementos em sua composição que, em excesso, podem ser prejudiciais à saúde.

 

água de cacto 

Benefícios da água de cacto

Os benefícios à saúde são inúmeros para quem consome essa água. Juliana destaca as principais propriedades e diz que ela é rica em betacaroteno, vitaminas A e C, ferro, cálcio, fibras solúveis, taurina (aminoácido importante para restauração celular) e antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce.

“Além disso, seus componentes atuam na recuperação de lesões musculares de quem faz muita atividade física, fortalece o sistema imunológico e reduz o colesterol. Pode promover emagrecimento, pelo fato de possuir fibras em sua composição”, diz.

Sendo 100% natural, essa água é antioxidante, tem em sua composição cálcio, magnésio e fósforo, responsáveis por revitalizar a pele, dar aquele brilho saudável e combater os sinais de envelhecimento.

Os antioxidantes, presentes no extrato do cacto, junto aos eletrólitos de sua composição o tornam um poderoso anti-inflamatório. Assim, a água é usada no combate ao tradicional, e indesejável, rosto inchado e as bolsas sob os olhos que aparecem logo pela manhã.

A água proveniente do caco pode ser usada, também, para hidratar. Além de saciar a sede, ajuda a manter a umidade da pele, protegendo-a contra o ressecamento.

No entanto, um alerta importante feito pela nutricionista é de que a água de cacto, em hipótese em alguma, deve substituir a água que deve ser ingerida ao longo do dia. “Reforço que ela pode ser adicionada à rotina alimentar por ser rica em vitaminas e minerais”, pondera Juliana.

Um fato curioso apontado por Juliana é que, de acordo com alguns estudos, a água de cacto, se for tomada antes da ingestão de álcool, é capaz de prevenir e reduzir alguns sintomas da ressaca, como as náuseas e a boca seca.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!