Graças à tecnologia, é possível alcançar o rejuvenescimento facial. Modernas técnicas permitem reverter alguns dos efeitos do envelhecimento causados por hereditariedade, estilo de vida e fatores ambientais. Hoje em dia, existem muitos tipos de tratamentos para reduzir as rugas e as linhas finas, tratar problemas de pele ou para conseguir um olhar mais saudável e natural.
As primeiras rugas de expressão já costumam aparecer dos 30 aos 35 anos. O sulco nasogeniano (bigode chinês) também começa a ficar marcado e sinais de flacidez e afinamento da pele iniciam. É uma boa hora para começar a pensar em alguns procedimentos, revela o cirurgião plástico, membro e especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, André Colaneri.
Principais procedimentos de rejuvenescimento facial
Dentre as técnicas para obter o tão sonhado rejuvenescimento facial, algumas se destacam. Conheça quais são elas:
Peelings químicos
Os peelings usam uma solução química para dissolver a camada de células mortas que ficam sobre a superfície da pele. Normalmente, eles são usados para o rejuvenescimento facial superficial. Outras opções estão disponíveis para os pacientes que procuram tratamentos mais invasivos. Peelings mais profundos também estão disponíveis, mas têm sido substituídos por lasers.
Lasers
Os tratamentos a laser usam uma energia ou luz pulsada para estimular a produção de colágeno na pele, substituindo-a e rejuvenescendo tanto a camada superficial quanto os tecidos mais profundos. Trata-se de uma excelente alternativa para a remoção de manchas escuras e a diminuição de rugas.
Microdermoabrasão
O método por microdermoabrasão usa um gel abrasivo para remover a camada superior da pele. Uma escova rotativa de alta velocidade retira as camadas. O procedimento pode ser utilizado para diminuir os sinais de cicatrizes ou para melhorar a aparência de rugas.
Cremes tópicos
Soluções antirrugas e outros cremes tópicos se enquadram nesta categoria. Estes produtos podem ser utilizados na prevenção e como parte de um regime global de rejuvenescimento facial.
Preenchimentos
O botox e o colágeno são os mais conhecidos nesta categoria, mas há muitos tipos diferentes de preenchimentos injetáveis. Alguns trabalham para preencher os sulcos, enquanto outros visam imobilizar os músculos e prevenir o aparecimento de rugas.
Cirurgia plástica
A cirurgia é a mais invasiva e séria das opções de rejuvenescimento facial, mas também produz os resultados mais visíveis. É a melhor opção para a pele flácida e que sofre com os efeitos do tempo.
Selfies e a busca por rejuvenescimento facial
O rejuvenescimento facial sempre foi um desejo constante das mulheres. Essa vontade de ter uma face com aspecto mais jovial ficou ainda mais evidente com a popularização das famosas “selfies”.
É o que revela uma pesquisa conduzida pela Academia Americana de Cirurgia Facial Plástica e Reconstrutiva (AAFPRS, sigla em inglês), que teve por base um questionário respondido por seus 2,7 mil membros.
De acordo com os dados, de 2012 para 2013, houve um aumento nos pedidos de procedimentos motivados pelo desejo de parecer mais bonita nas redes sociais. Em termos práticos, isso significou um incremento de 10% em cirurgias no nariz, 7% de procedimentos de transplante de cabelos e 6% em plásticas nas pálpebras.
“As plataformas sociais, como Instagram, Snapchat e o aplicativo de Iphone Selfie.im, forçaram os pacientes a analisar sua própria imagem com um microscópio e frequentemente olhar para ela de forma autocrítica como jamais havia sido feito antes”, disse Edward Farrior, presidente da AAFPRS.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!