É possível que a alimentação do homem influencie no gosto do esperma? O esperma, naturalmente, é formado por diversas substâncias produzidas pela próstata, pelos testículos e outras partes do seu corpo. Para isso, essas subtâncias usam o que você come como matéria prima. Acredita-se, assim, que alguns alimentos podem modificar o sabor do sêmen.
A verdade sobre o gosto do esperma
Em primeiro lugar, o gosto do esperma é um pouco salgado. Algumas pessoas descrevem que o sêmen não tem gosto algum, e outras descrevem que ele possui um gosto adocicado. O esperma de alguns homens é excessivamente salgado, e de outros até mesmo um pouco amargo.
É preciso ter em conta que o esperma é o aglomerado de uma série de substâncias, como frutose, sódio, proteínas, vitaminas e outros minerais e nutrientes. Ainda não há embasamento científico para explicar o motivo de o gosto do sêmen de um homem diferir tanto do gosto do sêmen de outro, mas tudo indica que hábitos alimentares possam influenciá-lo.
O que se sabe é que, segundo um estudo de 2013 feito pela Harvard School of Public Health (HSPH), uma alimentação saudável pode ajudar a melhorar a formação dos espermatozoides. Além disso, os alimentos gordurosos e processados prejudicam a fertilidade masculina. Isso quer dizer que a alimentação tem relação com o esperma.
Dicas para melhorar o gosto do esperma
Separamos algumas dicas que podem ajudar a melhorar o sabor do esperma. Que tal tentar?
1. Beba bastante água
Beber água é importante. O esperma é composto, em grande parte, de água, e se você não a tem suficientemente em seu corpo, ele sairá em pouca quantidade, e talvez não tenha um gosto agradável.
2. Evite cafeína
Caso você beba muitas bebidas que contenham cafeína, é recomendável diminuir esse consumo. Em regra, o gosto do esperma é salgado, mas dependendo do que você ingerir, esse gosto pode se tornar amargo ou adocicado. A cafeína, no caso, faz o seu esperma ter um gosto mais amargo.
3. Álcool, cigarros e drogas ilegais
Essas três substâncias possuem um efeito negativo na saúde, e com o esperma não seria diferente – elas tornam o sabor amargo. Quanto ao álcool, não se engane: consumido com moderação até não tem efeitos negativos na saúde sexual, mas ainda assim é capaz de tornar o gosto do sêmen amargo.
4. Evite carne vermelha e derivados do leite
Acredita-se que a carne vermelha faça o gosto do esperma ficar muito mais salgado do que ele realmente é. O mesmo ocorre com produtos derivados do leite.
Alimentos que fazem o gosto melhorar
Algumas pessoas acreditam que determinados alimentos façam o gosto do esperma melhorar – embora não haja embasamento científico para confirmar essa teoria.
A canela é especialmente recomendada para fazer o sêmen ter um gosto melhor – portanto, é uma ideia incorporá-la à dieta. Da mesma forma, o suco de abacaxi é indicado para deixar o sêmen mais doce – e não melhora apenas o gosto, como também o cheiro.
Por fim, é muito mais provável que um corpo saudável produza um esperma com gosto mais agradável do que um corpo adoecido. Portanto, faça um check-up periódico e busque tratamento para eventuais doenças.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!