Você já ouviu falar em argila verde para cuidar da pele? Um dos métodos mais acessíveis para deixar a pele do rosto macia, hidratada e ainda rejuvenescida é o uso da argila. Em variadas apresentações e cores, o mineral pode fazer maravilhas por sua pele.
A argila verde, por exemplo, serve como emoliente e anti-inflamatório. Assim, ela é ótima para amenizar a acne e controlar a oleosidade da pele.
Facilmente encontrada em lojas especializadas em cosméticos, a argila, de um modo geral, tem origem mineral e é coletada diretamente do solo. É rica em óxido de alumínio, sílica e água. De valor acessível, ela é boa para rejuvenescer, limpar a cútis das impurezas acumuladas, amenizar a acne, esfoliar, hidratar e até mesmo tirar algumas manchas superficiais.
Além disso, preparar uma máscara de hidratação com a argila um dia antes daquela tão esperada festa, vai fazer com que a pele esteja preparada para receber os produtos e deixar a maquiagem ainda mais bonita.
Esse material é multiuso e, quando em contato com a pele, consegue promover um efeito maravilhoso que é possível perceber já na primeira aplicação. Porém, como dito lá no começo, é preciso ficar atento, pois existem diversos tipos e cores de argila e cada uma serve para uma função.
Benefícios da argila verde
Mais conhecida entre os tipos de argila, a argila verde pertence ao grupo da montmorilonita, sendo a que tem mais diversidade de elementos, como o óxido de ferro associado, magnésio, cálcio, potássio, manganês, zinco, alumínio, fósforo, silício, cobre, selênio, molibdênio e cobalto.
A coloração se justifica principalmente por causa da ligação do óxido de ferro com outros componentes. Por possuir tantos componentes, essa argila é a mais usada nos tratamentos corporais e a que mais benefícios traz à saúde.
Ela tem pH neutro e grande função absorvente, combate edemas, tem propriedade secativa, emoliente, antisséptica, bactericida, analgésica e cicatrizante. Por isso, a argila verde é indicada para peles oleosas e acneicas. Também é usada na fabricação de produtos para o tratamento de cabelos oleosos.
Por causa de suas propriedades analgésica e anti-inflamatória, quando aplicada no corpo, a argila verde promove alívio nas dores articulares e musculares. Também ajuda a melhorar a circulação do sangue e alivia desconfortos abdominais.
Além da argila verde
Na realidade, o uso da argila como terapia natural para o corpo, segundo a Sociedade Brasileira de Medicina Alternativa, é feito há muito tempo pelos seres humanos.
Outras apresentações da argila também são poderosas nos tratamentos estéticos. A argila rosa, por exemplo, é ideal para quem quer deixar a pele macia e fina, além de proporcionar uma ação tensora natural, agindo sobre a flacidez e, dessa forma, rejuvenescendo a pele.
Quem tem a pele muito sensível, mas quer fazer uma máscara de argila para rejuvenescer e renovar as células mortas, a mais indicada é a vermelha. Ela tem ferro, que estimula a potencialização da oxigenação das células da pele.
Para preparar a pele para a maquiagem, o tipo de argila mais indicado é a branca misturada com óleos essenciais. Além de hidratada, a pele estará tonificada e revigorada.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!