Dieta

Conheça o whey protein isolado e veja como incrementar a malhação

Por Redação Doutíssima 18/04/2015

O whey protein isolado é um suplemento popular para as pessoas de todas as idades. Fórmulas infantis incluem essa substância, assim como os suplementos para os idosos. No entanto, o seu uso mais comum é para a perda de peso e para a construção de massa muscular entre os adeptos das academias. Mas será que ele é seguro e funciona?

 

O leite é feito de duas proteínas, a caseína e o soro de leite. A proteína de soro de leite pode ser separada da caseína no leite ou formada como um subproduto da fabricação do queijo. O whey protein é considerado uma proteína completa e contém todos os nove aminoácidos essenciais, além de ter um baixo teor de lactose.

whey protein isolado

Tipo de whey protein, combinado com exercício, pode aumentar massa muscular. Foto: iStock, Getty Images

Diferencial do whey protein isolado

O whey protein é uma mistura de beta-lactoglobulina, alfa-lactalbumina, albumina e Imunoglobulinas. Existem alguns tipos principais de proteína de soro de leite, mas as mais comuns são as fórmulas concentradas e isoladas.

O whey protein concentrado contém baixos níveis de gordura e baixos níveis de carboidratos. A porcentagem de proteína depende do quão concentrado ele é, chegando de 30% a 90%. Já no whey protein isolado, todas as gorduras são removidas do produto. Por isso, pelo menos 90% da sua composição é de proteínas.

Whey protein isolado para construção de músculos

Melhores ganhos de força estão associados com a suplementação do whey isolado em comparação com outros suplementos.

 

Isso foi demonstrado em um estudo publicado no International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism, que concluiu que entre dois grupos de homens que treinam resistência, aqueles que usaram  whey protein isolado  tiveram maiores ganhos de força, massa magra, e uma diminuição da gordura.

 

Além disso, o consumo de proteína de soro de leite pode levar a reduções significativas no peso corporal e na gordura corporal, e a um aumento significativo da massa magra.

Uma nova pesquisa, publicada em 2014 no Journal of the American College of Nutrition, mostra que o uso de whey protein, combinado com exercícios de resistência – ou como parte de uma dieta de perda ou manutenção de peso – é capaz de oferecer a homens e mulheres benefícios relacionados com a composição corporal.

Como usar esse whey protein?

A melhor forma de usar o whey protein isolado é sob a supervisão de um nutricionista ou especialista em nutrição esportiva. Isso porque, para ver os seus resultados, é preciso consumir da maneira correta.

Normalmente, existem duas formas de uso capazes de potencializar os resultados: uma é usar o whey protein isolado ao acordar, e a outra é usar logo após o treino. Assim, essas proteínas poderão ajudar a corpo a se recuperar e atuar na manutenção de músculos mais saudáveis.

Efeitos secundários

Algumas pessoas que são alérgicas ao leite podem ser especificamente alérgicas ao soro de leite. Em doses moderadas, a proteína de soro de leite geralmente não causa quaisquer eventos adversos.

No entanto, quem consome doses muito elevadas está sujeito a dores no estômago e cólicas, além de redução do apetite, náusea, dor de cabeça e fadiga. Portanto, fique atento e busque orientação profissional.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!