Dieta

Truques para emagrecer ajudam quem não gosta de cozinhar

Por Redação Doutíssima 23/09/2015

Nem todo mundo nasceu com dom para cozinhar. E muito menos disposição para a culinária. Se você faz parte desse grupo que não gosta de passar horas na cozinha preparando alimentos, mas quer perder peso, confira os truques para emagrecer que vão facilitar a sua vida dentro e fora desse cômodo da sua casa.

Equilíbrio é um dos truques para emagrecer

Para perder peso é importante ficar atento à forma que você está se alimentando. O Ministério da Saúde lançou um Guia Alimentar de bolso onde orienta como deve ser uma alimentação saudável.

truques para emagrecer

Manter uma alimentação balanceada no dia a dia é uma maneira de perder peso com saúde. Foto: iStock, Getty Images

Entre as dicas, está fazer as três refeições principais, dois lanches e não pular nenhuma dessas refeições.

O Guia Alimentar ainda recomenda que entre as três principais refeições sejam distribuídas três porções de legumes e verduras.

Outros truques para emagrecer

1. Conservação de legumes e verduras

truques para emagrecer

Uma forma de perder menos tempo na cozinha é manter legumes e verduras congelados. Foto: Shutterstock

Para consumir legumes e verduras, é preciso ter cuidado desde o momento da escolha no supermercado ou feira, até a conservação. Mas como o objetivo aqui é otimizar o seu tempo e tornar tudo o mais prático possível, você pode guardar os legumes congelados, em pedaços crus ou até mesmo em forma de purê.



Se for preparar uma abóbora para ser consumida durante a semana, por exemplo, escolha uma pequena e que tenha a casca mais lisa, ou seja, sem machucados. A abóbora cortada em pedaços dura de quatro a cinco dias na geladeira. Você pode separar em quantidades que deseja comer em cada refeição.

Verduras devem ser guardadas em sacos plásticos ou em vasilhas com tampa, para que não entrem em contato com a umidade. Se conservada dessa forma, deve durar até três dias.

2. Marmita

truques para emagrecer

Marmitas com alimentos que serão consumidos ao longo da semana ajudam na perda de peso. Foto: Shutterstock

Um dos principais truques para emagrecer está na capacidade de organização. A marmita ajuda e muito nesse processo de perda de peso.

Você já sabe como devem ser feitas as refeições ao longo do dia e como conservar determinados alimentos essenciais. Então, agora está na hora de montar os seus pratos que serão consumidos ao longo da semana.

Confira um exemplo de marmita saudável e fácil de preparar:

– No pote dos legumes: cenoura ralada e beterraba

– No pote para esquentar: arroz integral, feijão, carne e batatas refogadas

– Sobremesa ou lanche: ½ unidade de mamão papaia


3. Industrializados

truques para emagrecer

Um truque simples para perder peso e é evitar o consumo de biscoitos industrializados. Foto: Shutterstock

Os alimentos industrializados podem até ser práticos, mas essa praticidade tem um custo e é a sua saúde. O Ministério da Saúde recomenda, no Guia Alimentar, que sejam evitados o consumo de refrigerantes, bolos, biscoitos doces e recheados.

Jamais substitua o consumo de água por sucos industrializados ou refrigerantes. Bebidas alcoólicas também devem ser evitadas.

Consuma, por dia, no máximo uma porção de óleos vegetais, margarinas e azeites.

 

4. Sucos naturais e shakes

truques para emagrecer

Shakes preparados com frutas fornecem vitaminas ao organismo e ajudam na perda de peso. Foto: Shutterstock

Os sucos naturais e shakes são uma ótima opção para quem deseja perder peso de maneira saudável. Você pode cortar as frutas, guardá-las congeladas e pouco antes de alguma refeição, bater tudo no liquidificador, desfrutando assim de um suco fresco e repleto de vitaminas.

 

5. De olho nas porções

truques para emagrecer

Além de manter uma alimentação saudável, cuidar das porções dos alimentos é importante. Foto: Shutterstock

Para que todas as dicas anteriores funcionem, você não pode exagerar nas porções. Uma pessoa adulta e saudável precisa de 2000 calorias por dia. Abaixo está a quantidade recomendada de alguns alimentos pelo Ministério da Saúde.

– Batata cozida: 1 ou ½ unidade

– Pão de forma tradicional: 2 fatias

– Banana-prata: 1 unidade

– Arroz branco cozido: 4 colheres de sopa

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!